Elon Musk, presidente-executivo da Tesla Motors, revelou novos produtos de energia resultantes da parceira entre sua empresa e a instaladora de equipamentos solares SolarCity. Dentre as novidades, o empresário mostrou as novas telhas com receptores de energia solar, que eliminam a necessidade de instalação de painéis tradicionais de captação fotovoltaica.
O executivo também revelou uma bateria para uso residencial de longa duração, que a Tesla chama de Powerwall. "O objetivo é ser bonito, acessível e integrado", disse Musk ao exibir os produtos em casas que já serviram de cenário para a série de televisão "Desperate Housewives". Musk é o maior acionista da Tesla e da SolarCity, que são dirigidas por dois de seus primos.
Alguns analistas não são muito otimistas quanto à fusão das empresas: alguns sugerem que o negócio é uma forma para a Tesla resgatar a deficitária SolarCity. No dia 17 de novembro será feita uma assembleia sobre a aquisição.
O bilionário alega que sem a combinação das duas empresas, o lançamento dos produtos exibidos pode ser afetado Ele se recusou a dizer como a Tesla poderá acomodar a aquisição da SolarCity em seu balanço.
Até o momento, a Tesla não acabou bem sucedida ao tentar implantar módulos solares aos telhados. Neste ano, a Dow Chemical afirmou que vai parar de vender uma telha solar lançada 5 anos atrás.