Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Situações que podem acelerar o desgaste das pastilhas de freio do veículo

Situações que podem acelerar o desgaste das pastilhas de freio do veículo

Freadas bruscas, trânsito intenso e excesso de carga são condições que exigem mais das pastilhas e provocam mais desgaste do material de atrito

Da Redação
14 de novembro de 2025
Imagem sem descrição

As pastilhas de freio sofrem desgaste natural com o uso através do atrito do material de fricção em contato com o disco de freio no momento da frenagem. Como a sua função é desacelerar o veículo até ele parar completamente, esta ação provoca o desgaste deste material à medida que vai sendo usado. Portanto, é uma condição normal da peça, mas hábitos dos condutores podem acelerar esse processo. Segundo Ana Paola Sartori, gerente de operações da Jurid, fabricante de componentes de freios, a forma como o motorista dirige e algumas situações podem interferir diretamente na aceleração do desgaste das pastilhas de freio, como freadas bruscas, trânsito intenso das grandes cidades, o famoso arranca e para, assim como excesso de carga que também acaba aumentando o consumo de combustível.

Importância da revisão e sinais que indicam desgaste - Quando o material de atrito chega em uma condição crítica, há pastilhas que possuem alarme eletrônico ou mecânico para avisar o motorista que chegou o momento da troca. Porém, Ana Paola ressalta que por se tratar de um item de segurança do veículo e que sua condição atua diretamente na eficiência de frenagem, o ideal é realizar revisão preventiva para a checagem das pastilhas e dos outros componentes do freio, como disco, além de itens periférico, entre eles, cubo de roda, pinça e pino deslizante. A avaliação deve ser completa não esquecendo de verificar a parte traseira do freio do veículo que na grande maioria é composta por tambores e lonas. “As partes dianteira e traseira do freio trabalham em conjunto e precisam estar em boas condições, uma falha em um componente prejudica o funcionamento do outro”, destaca.

Para garantir segurança na condução do veículo, além da revisão preventiva em uma oficina especializada periodicamente, o motorista deve ficar atento aos sinais que podem indicar problemas no sistema de freio, como desgaste excessivo das pastilhas. “Ruídos anormais ao acionar o pedal e vibrações ao frear são sinais que indicam desgaste”, revela.

Ana Paola também destaca outras situações características que revelam o problema, como a diminuição da eficácia do freio, fazendo com que o veículo demore mais para parar ou se pedal do freio apresenta curso mais longo e menor resistência ao frear tanto que precisa ser pressionado mais fundo do que o normal. “São condições merecem atenção do motorista”, orienta.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas