Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Sinais de perda de ação do mola a gás

Sinais de perda de ação do mola a gás

É preciso substituir o mola a gás caso a tampa do porta-malas não suba, permaneça aberta ou ocorra pancada ao fechá-la

Da Redação
13 de outubro de 2022

Apesar de não ser um item de segurança no veículo, o sistema de amortecimento do porta-malas é fundamental para evitar ferimentos, especialmente, na cabeça e mãos, já que quando comprometido, pode fechar a tampa de maneira descontrolada. Denominado mola a gás, esse sistema de amortecimento auxilia na abertura e sustentação da tampa do porta-malas, capô, grades de bagageiro, entre outros, evitando não só causar fortes impactos, mas também limitando o movimento para não ocasionar quebra das dobradiças. 

Jeferson Credidio, Gerente de Engenharia e Produtos da Nakata, afirma: “Essa peça usa o gás nitrogênio injetado sob pressão, assegurando movimento mais suave e controlado”.

Além disso, Credidio, explica que, para fazer o movimento de abrir o porta-malas, o nitrogênio empurra uma haste metálica ligada a ela, facilitando a abertura e, ao soltá-la, a pressão do nitrogênio mantém essa força e evita que a mesma feche sozinha. “Quando a tampa é forçada para baixo, comprime novamente o gás, levando a haste metálica de volta à posição inicial”, completa.

A recomendação é ficar atento aos indícios de desgaste do mola a gás para evitar imprevistos desagradáveis. Para testá-la é simples, basta abrir a tampa e observar se precisou de pouco esforço para atingir a abertura máxima, sem ocasionar pancada nas dobradiças. Em seguida, solte a tampa e note se ela permanece aberta. Jeferson, ressalta: “Se a posição não for mantida, o mola a gás está com problema e deve ser substituída já que a falha deste componente pode acabar causando acidente”.

Muito utilizado em abertura de porta-malas, capô, grade frontal e tampa de bagageiro, o defeito mais comum desse item é o vazamento do gás devido ao tempo de uso.

Na embalagem do produto, tem a orientação de como proceder para fazer a troca da peça, ainda sobre a troca, no canal “Palavra de Especialista da Nakata” no Youtube existe um vídeo com o passo a passo para fazer a substituição.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas