O "Traffic-based Driving Analysis" da Allstate, segunda maior empresa de seguros dos Estados Unidos, poderá monitorar todo tipo de ação executada pelo motorista quando estiver em seu veículo. Para isso, serão utilizados monitores e câmeras que capturam diversas atividades.
A proposta é identificar os motoristas que adotam as medidas mais seguras ao volante e oferecê-los descontos maiores ao contratar uma apólice.
A Allstate poderá observar quantas pessoas estão no carro, quem está dirigindo, se o motorista usa o telefone, se come enquanto dirige, se carrega algum item que possa causar distração, sua postura e, possivelmente, o volume do sistema de som e a pulsação do motorista.
O próximo passo do processo de monitoramento seria abranger o ambiente ao redor do carro, como avaliar outros carros, padrão de tráfego, condições meteorológicas, condições de pista, pedestres, entre outros.
Mas nem tudo são rosas para a empresa, o debate levantado ao redor do sistema é sobre o fato de a Allstate ter liberdade para vender as informações a quem estiver interessado e se isso pode vir a comprometer a segurança do motorista.
O Traffic-based Driving Analysis ainda não tem data para entrar em funcionamento.