Notícias
Vídeos

Schaeffler comemora 65 anos de Brasil


No Brasil, sua história teve início em 1958, com a instalação de rolamentos Schaeffler

Por: Da redação - 29 de agosto de 2023

A planta industrial brasileira foi a primeira fora da Europa

No total, a companhia possui 75 fábricas no mundo e 20 centros de Pesquisa e Desenvolvimento

A Schaeffler, detentora das marcas LuK, INA e FAG, companhia que tem impulsionado invenções e desenvolvimentos inovadores no campo da tecnologia de movimento por mais de 75 anos, completa 65 anos de Brasil. A empresa, de origem alemã, possui cerca de 84 mil colaboradores em todo o mundo e está presente em 50 países, com atuação marcante no setor automotivo do Brasil, aonde chegou quando a indústria automobilística começava a acelerar o desenvolvimento.

A multinacional instalou sua primeira fábrica fora da Europa na cidade de São Paulo, em 1958. E, em 1975, foi transferida para Sorocaba (SP). É dessa instalação de 270.000 metros quadrados de área construída que saem as linhas de produção de sistemas, de componentes e de rolamentos de alta precisão para a transmissão de veículos com motor de combustão interna, híbridos, elétricos e para aplicações industriais. Além dos serviços de diagnósticos e recondicionamento de rolamentos.

“Hoje, fornecemos rolamentos para quase toda a América do Sul e ocupamos uma posição de liderança em sistemas de embreagem e componentes de motor”, destaca Marcos Zavanella, presidente e CEO da Schaeffler América do Sul.

A Schaeffler Brasil também abriga um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, alinhado com as diretrizes do Grupo: desenvolvimento de produtos inovadores para mobilidade elétrica, acionamentos eficientes em CO2, soluções de chassi alicerçadas na indústria 4.0, digitalização e uso de energias renováveis. Além de possuir centros de tecnologia regionais, escritórios de vendas e centros de distribuição.

“O mercado brasileiro é muito importante e estratégico para a Schaeffler. São décadas produzindo produtos de qualidade, com a melhor tecnologia. Todo nosso desenvolvimento se deve aos colaboradores que nos fortaleceram. É essa combinação de inovação implacável com atenção cuidadosa que sustentou os nossos 65 anos de conquistas”, comemora Zavanella.

A Schaeffler em Sorocaba (SP)

Em Sorocaba, a empresa cresceu, evoluiu, gerou renda (para cerca de 10 mil pessoas – colaboradores diretos e familiares) e estabeleceu um forte comprometimento com a comunidade por meio de ações sociais, culturais e de voluntariado, além de outras iniciativas voltadas para estudantes, como o programa de aprendizagem Senai/Schaeffler.

“Somos uma empresa respeitada pela comunidade, não apenas porque criamos empregos e contribuímos para o desenvolvimento da cidade, mas também por nossa ênfase em programas de formação de jovens e por fomentar a cultura local”, ressalta Kalil Nicioli, Diretor de Recursos Humanos.

Meio ambiente

O foco da companhia, tanto nas etapas de fabricação como nos setores administrativos, é também contribuir de forma constante com o meio ambiente.

A Schaeffler Brasil controla as emissões atmosféricas e de ruídos por meio de sistemas de filtros secos e úmidos, precipitadores eletrostáticos, linhas de resfriamento, prensas isoladas com amortecedor hidráulico, processos de lavagem sem emissão de gases, instalação de centrifugação para geração de cavaco seco e análises periódicas internas e externas para monitoramento das emissões.

Em cumprimento às diretrizes globais, a empresa opera com 100% de energia renovável na fábrica de Sorocaba (SP).

Os recursos naturais são metas da empresa, que prevê a diminuição do consumo de água doce em 20% até 2030. Porém, atualmente, toda a água utilizada nas operações industriais é tratada e devolvida à estação da cidade para novo ciclo de abastecimento.

A Schaeffler também tem o programa “Zero Aterro Sanitário”, que assegura que 800 toneladas, aproximadamente, de resíduos gerados pela planta de Sorocaba sejam direcionadas à sistemas de reaproveitamento, transformação ou reciclagem. A ação garante a preservação do meio ambiente, bem como deixa de emitir 57 toneladas de CO² e, ainda, impede o desmatamento de mais de 8.500 árvores.