Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Saiba sobre a importância da regulagem pós viagem

Saiba sobre a importância da regulagem pós viagem

"Se você é um bom motorista e seguiu todas as recomendações dos reparadores antes de colocar o carro na estrada, lembre-se de deixá-lo novamente adequado ao dia-a-dia na cidade"

Da Redação
17 de janeiro de 2018

Viajou com seu automóvel nestas férias de início de ano? Se você é um bom motorista e seguiu todas as recomendações dos reparadores antes de colocar o carro na estrada, lembre-se de deixá-lo novamente adequado ao dia-a-dia na cidade. Várias das regulagens que foram alteradas devem voltar aos padrões normais, é o que explica o gerente de oficina da Banzai Honda, Rogério Pedrosa.

Segundo Pedrosa, um dos itens é calibragem dos pneus. “O carro carregado (família + bagagem) e as velocidades mais elevadas na rodovia exigem maior pressão dos pneus. No retorno é importante voltar à calibragem original para o carro rodar mais leve e devagar, sem desgastar irregularmente os pneus. Não se esqueça de que esta redução da pressão – assim como o aumento – deve ser feita com os pneus frios e jamais depois que rodaram alguns quilômetros e já se aqueceram. Pois com a temperatura mais elevada, há um aumento da pressão que pode distorcer a calibragem”, explica Pedrosa.

Outro item são regulagem dos faróis – Se o modelo não conta com regulagem automática e o motorista não tiver regulado antes da viagem para um maior peso, ele precisa voltar à posição normal. “Sem a família e a carga no porta-malas, a traseira se levanta, a frente se abaixa e os faróis fica muito baixos, quase que iluminando o para-choque dianteiro”. Pedrosa ressalta que se a viagem foi longa e o carro chegou a rodar alguns milhares de quilômetros, o hodômetro deve ser conferido para verificar se não foi atingida a quilometragem para uma revisão periódica. Ou se não expirou a validade do óleo do motor. Segundo o especialista, o retorno é o momento ideal para se controlar a geometria de direção. Porque se ela estiver fora do padrão, os pneus (dianteiros, principalmente) vão acusar esta irregularidade pelo desgaste anormal da banda de rodagem.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas