Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Saiba manter os cuidados básicos em motocicletas

Saiba manter os cuidados básicos em motocicletas

Dar a devida atenção aos itens de proteção ao andar de moto reduz o risco de acidentes graves

da redação
08 de setembro de 2016

Pela estrutura mais vulnerável, as motocicletas geralmente são alvos de acidentes graves. Qualquer choque simples pode ser fatal aos condutores. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado com a segurança quando tratamos de motos no trânsito. Aqui daremos algumas dicas de proteção para reduzir os danos em caso de acidente – ou mesmo para ficar menos exposto aos riscos. É muito importante que o motociclista proteja sempre a cabeça, corpo, pés e mãos, para a redução dos danos:

Cabeça
A principal parte atingida em acidentes com moto é a cabeça. Cerca de 70% dos casos resulta em ferimentos na área. Por isso, o capacete é um item obrigatório. Use apenas os que são aprovados pelo INMETRO e respeite sua data de validade. Também mantenha a viseira abaixada e limpa para uma visibilidade plena. Pois, ao andar com a viseira levantada, você pode correr o risco de sofrer danos na visão por pequenos objetos arremessados por pneus de carros e caminhões. O tamanho do capacete também deve ser observado: certifique-se de que não haja nenhuma folga entre a cabeça e o casco, lembrando-se sempre de afivelar e ajustar muito bem o capacete, para que ele não seja arremessado em caso de queda. Uma queda sem capacete pode ser fatal.

Corpo
Usar roupas adequadas ajuda a minimizar as lesões caso o motociclista seja atirado da moto. A dica é usar roupas que cubram seu corpo por completo, inclusive pernas e braços. Ficar devidamente coberto também protege o condutor dos fatores climáticos (sol e chuva), além de protegê-lo de qualquer objeto que possa atingi-lo durante o percurso. O ideal é usar roupas aprovadas por órgãos certificadores brasileiros e internacionais. Além disso, o uso de faixas refletivas ajuda muito para que o motociclista seja visto por todos, principalmente à noite.

Pés
A falta de proteção adequada para os pés é responsável pelo alto índice de fraturas entre os motociclistas. Use botas de alta resistência, e sem salto alto. É comum que o pé do motociclista raspe nas guias, valetas ou calçadas em curvas que exigem a inclinação da moto. Em caso de colisão lateral com outro veículo, o pé fica totalmente desprotegido se estiver com um calçado de uso diário.

Mãos
No caso de quedas, o reflexo mais comum é o de usar as mãos para amortecer o impacto contra o piso. O ato pode causar arranhões e queimaduras na queda, às vezes irreversíveis. Por isso é essencial o uso de luvas de alta resistência.

De todas estas proteções, apenas duas são obrigatórias segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
Uso de capacetes que protejam cabeça e olhos, com multa de R$ 191,54 para quem não utilizar, além de somar 7 pontos na carteira de habilitação; E a proteção para os pés. A não utilização implica multa de R$ 85,13 e soma 4 pontos na carteira.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025
Pitstop
Pitstop
Fiat Fiorino completa 45 anos: uma trajetória de liderança, inovação e versatilidade no Brasil
Pitstop
Pitstop
Importância e Processo de Fabricação de Cabeçote de Motores