Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Saiba identificar a hora certa de trocar os pneus

Saiba identificar a hora certa de trocar os pneus

Fatores como rodízio, calibragem e alinhamento do conjunto ajudam a evitar gastos indesejados

Da Redação
08 de novembro de 2017

Garantir o bom desempenho do carro e também a segurança de todos os ocupantes são apenas duas das funções mais importantes dos pneus. Por esse motivo, o CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária) explica como cuidar bem dos pneus auxilia no maior controle do veículo em situações de frenagens, acelerações, curvas, retas e até em diferentes tipos de solo e condições climáticas.

Segundo o especialista Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI/MAPFRE, a maioria dos problemas detectados nos pneus está relacionado ao desgaste excessivo, causado por falta de manutenção adequada no veículo e até de falta de calibragem. “É muito comum que os condutores não vejam os pneus como prioridade no veículo, geralmente eles só se lembram desses itens quando precisam trocá-los”, comenta.

Contudo, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, identificar a hora de substituir o pneu é rápido e fácil. “O desgaste pode ser identificado pela referência chamada TWI (Tread Wear Indicator) presente em todo pneu, que aponta o limite de desgaste da banda de rodagem. Caso a referência TWI passe a fazer contato com o solo, significa que está na hora de fazer a troca”, explica Burin.

Além da referência TWI, outro método utilizado para detectar a hora certa de comprar novos equipamentos é o DOT (Department of Transportation) do pneu, que é composto por quatro números, sendo os dois primeiros a indicação da semana de fabricação e os últimos dois números o ano. “É preciso ressaltar que ao escolher essa opção, o ideal é que o pneu não tenha mais do que cinco anos de uso”, ressalta o especialista.

Já para preservar a vida útil e evitar gastos desnecessários, o correto é colocar em prática o rodízio conforme manual de instruções do veículo. “O rodízio ideal é sempre aquele em que os mais novos ficam nas rodas traseiras, promovendo mais estabilidade e segurança para o carro. Além disso, é necessário verificar constantemente o alinhamento do conjunto, revisar a suspensão e ajustar a calibragem corretamente”, finaliza Burin.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas