Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Saiba como fazer a equalização dos amortecedores antes de efetuar a instalação

Saiba como fazer a equalização dos amortecedores antes de efetuar a instalação

Procedimento é feito para retirada do ar que se encontra no tubo interno devido aos amortecedores ficarem acondicionados na embalagem na posição deitada

Da Redação
17 de maio de 2018

Ao trocar os amortecedores, é necessário ter atenção a alguns detalhes. “Antes da instalação é preciso fazer a equalização ou escorvamento do amortecedor, ou seja, retirar o ar que se encontra no tubo interno da peça”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. O procedimento é simples. Basta colocar o amortecedor na posição de instalação, com a haste para cima. Em seguida, é só puxar a haste para fora e empurrar de volta para dentro, cerca de 5 vezes. “A haste deve deslizar  sem vazios”, comenta. Segundo Silva, o processo é aplicado porque o amortecedor fica guardado na posição deitada, o que faz com que o óleo vá para o tubo interno, abrindo espaço para o ar na parte superior. Por isso, não é permitido, após a equalização, colocar os amortecedores na posição horizontal no chão antes da instalação.

Ele atenta para outros cuidados. “Nunca segure a haste do amortecedor na hora da instalação com alicate ou outra ferramenta semelhante, pois vai comprometer a  vedação da peça”, alerta.

É recomendável também verificar a posição de montagem e o estado de todos os componentes da suspensão. Se necessário, utilizar itens com qualidade e de marcas tradicionais do mercado.

“Após o aperto final com o veículo no solo, é preciso efetuar revisão completa da fixação de todo o sistema de suspensão e alinhar o conjunto”, finaliza.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025
Pitstop
Pitstop
Fiat Fiorino completa 45 anos: uma trajetória de liderança, inovação e versatilidade no Brasil
Pitstop
Pitstop
Importância e Processo de Fabricação de Cabeçote de Motores