Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Saiba as melhores maneiras de ligar o carro em dias frios

Saiba as melhores maneiras de ligar o carro em dias frios

Alguns cuidados com bateria, velas e cabos de ignição devem ser tomados, além do abastecimento do reservatório de gasolina.

da redação
26 de maio de 2016

Com a chegada do frio nesta época do ano, é preciso manter alguns cuidados com o automóvel.  Os carros, sobretudo os abastecidos com etanol, ficam mais vulneráveis durante as estações frias do ano. Caso sua manutenção não esteja em dia, eles podem apresentar falhas e imprevistos.

Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, explica que a falta de manutenção do reservatório para gasolina pode ocasionar estes problemas. Porém, velas e cabos de ignição desgastados contribuem para o mau desempenho do motor em dias frios, principalmente após longo período desligado. “A vela de ignição sofre um desgaste natural, pois trabalha sob condições severas, como pressão e altas temperaturas. A nossa recomendação é fazer a revisão da peça a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro”, diz o especialista.

Ele completa dizendo que o componente, em más condições, pode aumentar o consumo de combustível e os níveis de emissões de poluentes. Hiromori diz que é necessário pedir ao mecânico que cheque a peça quando for revisar as velas. Nos dias frios é preciso ficar atento ao abastecimento do reservatório para a gasolina. Embora alguns veículos fabricados depois de 2012 não utilizem esta tecnologia, a recomendação para os proprietários destes modelos é trocar o fluído a cada 90 dias. Isso mantém a qualidade do veículo. Além disso, a bateria também requer cuidados neste período.

Além das dicas anteriores, o técnico Hiromori Mori sugere que veículos flex percorram cerca de 15 quilômetros antes de deixar o motor desligado por um longo período, quando houver a mudança da gasolina pelo etanol. O sistema de controle precisa reconhecer o novo combustível no tanque e reprogramar a estratégia de funcionamento. É um erro insistir para ligar em caso de falha na partida, pois o motor pode encharcar as velas. Recomenda-se desligar o veículo e aguardar até que o combustível evapore completamente, o que pode levar até 30 minutos, dependendo do carro.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas