Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Saiba as melhores maneiras de ligar o carro em dias frios

Saiba as melhores maneiras de ligar o carro em dias frios

Alguns cuidados com bateria, velas e cabos de ignição devem ser tomados, além do abastecimento do reservatório de gasolina.

da redação
26 de maio de 2016

Com a chegada do frio nesta época do ano, é preciso manter alguns cuidados com o automóvel.  Os carros, sobretudo os abastecidos com etanol, ficam mais vulneráveis durante as estações frias do ano. Caso sua manutenção não esteja em dia, eles podem apresentar falhas e imprevistos.

Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, explica que a falta de manutenção do reservatório para gasolina pode ocasionar estes problemas. Porém, velas e cabos de ignição desgastados contribuem para o mau desempenho do motor em dias frios, principalmente após longo período desligado. “A vela de ignição sofre um desgaste natural, pois trabalha sob condições severas, como pressão e altas temperaturas. A nossa recomendação é fazer a revisão da peça a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro”, diz o especialista.

Ele completa dizendo que o componente, em más condições, pode aumentar o consumo de combustível e os níveis de emissões de poluentes. Hiromori diz que é necessário pedir ao mecânico que cheque a peça quando for revisar as velas. Nos dias frios é preciso ficar atento ao abastecimento do reservatório para a gasolina. Embora alguns veículos fabricados depois de 2012 não utilizem esta tecnologia, a recomendação para os proprietários destes modelos é trocar o fluído a cada 90 dias. Isso mantém a qualidade do veículo. Além disso, a bateria também requer cuidados neste período.

Além das dicas anteriores, o técnico Hiromori Mori sugere que veículos flex percorram cerca de 15 quilômetros antes de deixar o motor desligado por um longo período, quando houver a mudança da gasolina pelo etanol. O sistema de controle precisa reconhecer o novo combustível no tanque e reprogramar a estratégia de funcionamento. É um erro insistir para ligar em caso de falha na partida, pois o motor pode encharcar as velas. Recomenda-se desligar o veículo e aguardar até que o combustível evapore completamente, o que pode levar até 30 minutos, dependendo do carro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?