Notícias
Vídeos

Saiba as melhores maneiras de ligar o carro em dias frios


Alguns cuidados com bateria, velas e cabos de ignição devem ser tomados, além do abastecimento do reservatório de gasolina.

Por: da redação - 26 de maio de 2016

Com a chegada do frio nesta época do ano, é preciso manter alguns cuidados com o automóvel.  Os carros, sobretudo os abastecidos com etanol, ficam mais vulneráveis durante as estações frias do ano. Caso sua manutenção não esteja em dia, eles podem apresentar falhas e imprevistos.

Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, explica que a falta de manutenção do reservatório para gasolina pode ocasionar estes problemas. Porém, velas e cabos de ignição desgastados contribuem para o mau desempenho do motor em dias frios, principalmente após longo período desligado. “A vela de ignição sofre um desgaste natural, pois trabalha sob condições severas, como pressão e altas temperaturas. A nossa recomendação é fazer a revisão da peça a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro”, diz o especialista.

Ele completa dizendo que o componente, em más condições, pode aumentar o consumo de combustível e os níveis de emissões de poluentes. Hiromori diz que é necessário pedir ao mecânico que cheque a peça quando for revisar as velas. Nos dias frios é preciso ficar atento ao abastecimento do reservatório para a gasolina. Embora alguns veículos fabricados depois de 2012 não utilizem esta tecnologia, a recomendação para os proprietários destes modelos é trocar o fluído a cada 90 dias. Isso mantém a qualidade do veículo. Além disso, a bateria também requer cuidados neste período.

Além das dicas anteriores, o técnico Hiromori Mori sugere que veículos flex percorram cerca de 15 quilômetros antes de deixar o motor desligado por um longo período, quando houver a mudança da gasolina pelo etanol. O sistema de controle precisa reconhecer o novo combustível no tanque e reprogramar a estratégia de funcionamento. É um erro insistir para ligar em caso de falha na partida, pois o motor pode encharcar as velas. Recomenda-se desligar o veículo e aguardar até que o combustível evapore completamente, o que pode levar até 30 minutos, dependendo do carro.