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Grande parte dos veículos é equipada com um diferencial conhecido no mercado como diferencial convencional, ou mais tecnicamente como "Open-Type" (Tipo Aberto). Ele tem um bom funcionamento em condições não muito boas de aderência em pneu/piso, em situações críticas como lama ou areia as chances do veículo atolar tendem a aumentar, com isso, devido a sua característica construtiva transfere o torque para a roda com menor aderência. Existem ainda os diferenciais autoblocantes ou de deslizamento limitado (LSD - Limited Slip Differential) para algumas aplicações, que servem para operações em pisos escorregadios ou com baixa aderência. O já consagrado SPICER "Trac-lok" é o melhor exemplo para este diferencial. O equipamento é original das montadoras (OEM - Original Equipment Manaufacturer) e presente na grande maioria de picapes e utilitários esportivos (SUV). O seu conceito pode ser explicado assim: quando o veículo faz curvas, é preciso haver diferença de rotação entre suas rodas motrizes - as que recebem o torque do motor - caso contrário haverá um arrasto das rodas durante a curva, o que pode levar a um desgaste acentuado dos pneus além de uma maior dificuldade no esterçamento e controle do veículo. A dificuldade de controle se dá por conta da tendência de sub-esterçar (sair de frente), caso as rodas motrizes fossem as dianteiras, ou de sobre-esterçar (sair de traseira), se as motrizes fossem as traseiras. Sem o recurso do diferencial este arrasto seria frequente porque a roda do lado externo da curva sempre percorre uma distância maior que a roda do lado interno. Dessa forma, ele atua durante as curvas, mas em linha reta faz com que as rodas girem paralelas e em velocidades equivalentes distribuindo igualmente o torque do motor. Quando o problema é falta de aderência dos pneus no solo, o Trac-lok atua automaticamente transferindo o torque para a roda que apresentar maior aderência - o que diminui consideravelmente as chances de ficar retido em um lamaçal, por exemplo.