WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Saiba as características específicas do eixo diferencial

Saiba as características específicas do eixo diferencial

Para cada veículo, ele atua de uma forma diferente

da redação
01 de julho de 2016

Grande parte dos veículos é equipada com um diferencial conhecido no mercado como diferencial convencional, ou mais tecnicamente como "Open-Type" (Tipo Aberto).  Ele tem um bom funcionamento em condições não muito boas de aderência em pneu/piso, em situações críticas como lama ou areia as chances do veículo atolar tendem a aumentar, com isso, devido a sua característica construtiva transfere o torque para a roda com menor aderência. Existem ainda os diferenciais autoblocantes ou de deslizamento limitado (LSD - Limited Slip Differential) para algumas aplicações, que servem para operações em pisos escorregadios ou com baixa aderência. O já consagrado SPICER "Trac-lok" é o melhor exemplo para este diferencial. O equipamento é original das montadoras (OEM - Original Equipment Manaufacturer) e presente na grande maioria de picapes e utilitários esportivos (SUV). O seu conceito pode ser explicado assim: quando o veículo faz curvas, é preciso haver diferença de rotação entre suas rodas motrizes - as que recebem o torque do motor - caso contrário haverá um arrasto das rodas durante a curva, o que pode levar a um desgaste acentuado dos pneus além de uma maior dificuldade no esterçamento e controle do veículo. A dificuldade de controle se dá por conta da tendência de sub-esterçar (sair de frente), caso as rodas motrizes fossem as dianteiras, ou de sobre-esterçar (sair de traseira), se as motrizes fossem as traseiras. Sem o recurso do diferencial este arrasto seria frequente porque a roda do lado externo da curva sempre percorre uma distância maior que a roda do lado interno. Dessa forma, ele atua durante as curvas, mas em linha reta faz com que as rodas girem paralelas e em velocidades equivalentes distribuindo igualmente o torque do motor. Quando o problema é falta de aderência dos pneus no solo, o Trac-lok atua automaticamente transferindo o torque para a roda que apresentar maior aderência - o que diminui consideravelmente as chances de ficar retido em um lamaçal, por exemplo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?