Componente da suspensão, a bandeja ou braço oscilante tem como principal função ancorar a roda ao chassi ou monobloco do veículo. Ela pode ser transversal na dianteira e longitudinal na traseira, variando de veículo para veículo. A fabricante de autopeças Nakata dá dicas de manutenção para o item:
É importante fazer a inspeção das bandejas com o veículo no elevador ou apoiado em cavaletes: com uma espátula, verifique a existência de folgas, cortes, rasgos ou descolamentos nas buchas. Utilize uma escova de aço para eliminar o excesso de impurezas da estrutura. Observe se as uniões soldadas, furos e as extremidades da bandeja têm fissuras e empenamentos perceptíveis a olho nu, e em seguida, segure uma das rodas com as mãos e aplique movimentos firmes de vai e vem verificando a existência de folgas longitudinais, radiais ou axiais. Desta maneira, é possível detectar também folgas nos pivôs e rolamentos de rodas.
Instalação
Lembre-se de nunca apertar as bandejas com o veículo suspenso no elevador, cavalete ou macaco, pois isto irá causar ruptura das buchas por conta do ângulo de funcionamento, que ultrapassa os limites de torção da peça. Aperte sempre com o veículo apoiado no chão. Após trocar os componentes, teste o veículo através de pequenos arranques e frenagens, e atente-se ao caso de acontecer algum deslocamento excessivo da roda. Depois de finalizar a montagem, o carro deve ser alinhado conforme especificação do fabricante.