Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Ruídos característicos das juntas homocinéticas quando apresentam desgaste

Ruídos característicos das juntas homocinéticas quando apresentam desgaste


Som de clique vindo das rodas dianteiras ao acelerar com a direção esterçada pode ser sinal de que ocorreu desgaste na pista de rolamento das esferas da junta fixa

Da Redação
20 de novembro de 2022

Responsável pela transmissão da energia gerada pelo motor para as rodas e permitindo movimentos de esterçamento em diferentes ângulos, a junta homocinética, considerada item de segurança do veículo, deve ser inspecionadas regularmente. “Os motoristas devem manter as juntas homocinéticas em boas condições de uso, pois caso quebrem podem ocasionar a parada total do automóvel”, alerta Jeferson Credidio, Gerente de Serviços e Engenharia da Nakata.

Segundo Credidio, os principais indícios de problemas nas juntas são os ruídos. “Caso ouça um som de clique intermitente vindo das rodas ao acelerar em curvas pode ser sinal de que existe um desgaste acentuado da peça, que fica no lado da roda”, explica. O ruído é maior ao dar marcha a ré com a direção esterçada. Já ruídos durante a aceleração em linha reta podem indicar desgaste na junta deslizante, que fica do lado do câmbio. O ruído normalmente é causado pelo desgaste por tempo de uso ou contaminação da graxa por material abrasivo, decorrente de danos à coifa protetora.

A recomendação é efetuar sempre inspeção preventiva das juntas e principalmente do estado das coifas protetoras de acordo com as orientações do fabricante do veículo ou a cada 10 mil km. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Tecnologia Ford em cada Peça
Pitstop
Pitstop
Uso indevido do MEI pode gerar multas e impedir crescimento das oficinas mecânicas
Pitstop
Pitstop
O Volks Festival está de volta! O evento, que reúne experiências e condições especiais para os modelos da marca, abre as portas na nova temporada em São Paulo