Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Ruas esburacadas escondem prejuízos para os motoristas

Ruas esburacadas escondem prejuízos para os motoristas

Muitas vezes inevitáveis, essas vias podem prejudicar a suspensão e danificar os pneus do veículo. Confira dicas para minimizar esse risco

Da Redação
30 de outubro de 2017

Dias chuvosos atacam a paciência e o bolso do motorista. Algumas oficinas, durante esse período, aumentam o fluxo de serviços e atendimentos em quase 15%, por conta dos clientes que buscam consertos emergenciais dos pneus ou suspensão de seus veículos. O grande vilão, nesta história, são os buracos, que quando encobertos por água das chuvas, enganam a todos.

“Numa cidade como São Paulo, a maior do país, se estima que mais de dois mil buracos surgem todos os dias, principalmente na temporada de chuvas”, explica Eliel Bartels, gerente de Engenharia e Inovação do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da DPaschoal, rede varejista de serviços automotivos. “São milhares de armadilhas que, diariamente, os motoristas precisam escapar para evitar prejuízos severos.”

Quem mora em grandes centros urbanos, sabe bem que muitas vezes é inevitável transitar sobre ruas e avenidas esburacadas. Pensando nisso, separamos algumas dicas para o motorista:

  • Mantenha seus pneus calibrados. Verifique a pressão dos pneus, de acordo com o manual do veículo, com mais frequência, pois estes componentes também servem como um “sistema de amortecimento” e se estiverem murchos ou com pressão excessiva, irão prejudicar o sistema de suspensão.
  • Ao perceber buracos a frente, diminua a velocidade, evitando pisar bruscamente no pedal de freio. Frear com muita intensidade, quando a suspensão estava comprimida, pode prejudicar a movimentação do conjunto, causando até mais danos que o próprio buraco.
  • Passe pelo buraco com o veículo de frente, ou seja, em linha reta e “solto”, pois isso vai proporcionar que todo o curso da suspensão trabalhe, de forma a absorver melhor o impacto. Passar propositalmente de lado pelos buracos, sobrecarrega só um braço da suspensão, podendo gerar uma torção inadequada na carroceria e possíveis danos.
  • Colocar pneus de perfis muito baixo, diferentes da especificação da montadora, pode diminuir o conforto do motorista e passageiros, especialmente quando transitando numa via esburacada. Pneus que não atendam às necessidades do veículo também aumentam a possibilidade de danos à suspensão.
  • Após passar pelo buraco, se sentir trepidar o volante, notar barulhos diferentes ou o veículo puxando para um lado, procure um especialista mecânico, numa oficina de confiança, para descobrir o que está errado.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Durabilidade e Performance do Kit de Distribuição no Motor!
Pitstop
Pitstop
Cuidados essenciais com a bomba de combustível
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025