O sistema de suspensão de um veículo pode parecer algo bem simples à primeira vista. Quando se fala em suspensão automotiva, alguns motoristas trazem à cabeça apenas os amortecedores e molas. Mas, na verdade, a suspensão de carro é mais do que isso: ela é composta por muitos componentes e tem influência sobre o comportamento do veículo em diversos aspectos.
A Nakata recomenda e diz ser necessário que, periodicamente, o motorista faça uma inspeção preventiva no sistema de suspensão.Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da fabricante, alerta: “É importante avaliar as condições de todo o conjunto de peças da suspensão, bem como verificar o alinhamento do veículo, periodicamente, para não sobrecarregar o sistema e ocasionar desgaste prematuro nos componentes”.
O desgaste dos componentes da suspensão depende do tipo de uso do veículo. “Transportar excesso de peso, rodar em estradas ruins, velocidade incompatível com o tipo de solo, frear bruscamente e realizar arrancadas pode provocar maior comprometimento nas peças”, adverte Jair.
Na hora da manutenção, deve ser checado se há vazamento de óleo nos amortecedores, trinca ou danos nas molas, desgaste das buchas de borracha e no coxim e folgas no pivô ou bieletas.
Silva recomenda, após 40 mil km rodados, levar o veículo a um mecânico de confiança e avaliar o estado do sistema de suspensão a cada 10 mil km rodados para efetuar a troca preventiva de componentes, caso seja necessário, e, assim, não correr o risco de desgastar outros itens. “A manutenção preventiva é fundamental para garantir a vida útil das peças”, conclui.