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Protótipo de veículo com sistema inteligente de bateria integrada inicia testes em condições reais

Tecnologia IBIS, desenvolvida em parceria pela Stellantis e Saft, promete maior eficiência energética, redução de peso, carregamento mais rápido e manutenção simplificada

Da Redação
22 de setembro de 2025
Imagem sem descrição

A Stellantis, em colaboração com a Saft (subsidiária da TotalEnergies), iniciou os testes em estrada do protótipo equipado com o Sistema Inteligente Integrado à Bateria (IBIS). O projeto, fruto de pesquisa colaborativa na França, busca oferecer uma solução de armazenamento de energia e conversão elétrica mais eficiente, sustentável e econômica.


Como funciona a tecnologia IBIS

O sistema integra diretamente à bateria as funções de carregador e inversor, eliminando a necessidade de componentes separados. Essa arquitetura é compatível com corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), permitindo carregamento direto no motor ou na rede elétrica. Além disso, alimenta o sistema de 12V do veículo e seus componentes auxiliares.


Principais benefícios observados nos testes

  1. Eficiência energética: até 10% de ganho no ciclo WLTC.

  2. Maior potência: aumento de 15% (172 kW contra 150 kW).

  3. Redução de peso e espaço: menos 40 kg e até 17 litros liberados.

  4. Carregamento mais rápido: tempo reduzido em cerca de 15%.

  5. Manutenção simplificada: favorece o reaproveitamento de baterias em aplicações estacionárias.


Protótipo no Peugeot E-3008

O primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) com IBIS foi montado no Peugeot E-3008, baseado na plataforma STLA Medium. A iniciativa conta com apoio de parceiros como E2-CAD, Sherpa Engineering, CNRS, Université Paris-Saclay e Institut Lafayette.


Próximos passos

A Fase 2 do projeto começou em junho de 2025, com apoio do programa France 2030. O foco está em testes em condições reais de condução, preparando o caminho para a possível integração do IBIS em veículos de produção da Stellantis até o fim da década.

Além do setor automotivo, a arquitetura do sistema tem potencial em áreas como ferrovias, aeroespacial, marítimo e data centers, ampliando as aplicações de energia limpa e escalável.

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