A Stellantis, em colaboração com a Saft (subsidiária da TotalEnergies), iniciou os testes em estrada do protótipo equipado com o Sistema Inteligente Integrado à Bateria (IBIS). O projeto, fruto de pesquisa colaborativa na França, busca oferecer uma solução de armazenamento de energia e conversão elétrica mais eficiente, sustentável e econômica.
O sistema integra diretamente à bateria as funções de carregador e inversor, eliminando a necessidade de componentes separados. Essa arquitetura é compatível com corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), permitindo carregamento direto no motor ou na rede elétrica. Além disso, alimenta o sistema de 12V do veículo e seus componentes auxiliares.
Eficiência energética: até 10% de ganho no ciclo WLTC.
Maior potência: aumento de 15% (172 kW contra 150 kW).
Redução de peso e espaço: menos 40 kg e até 17 litros liberados.
Carregamento mais rápido: tempo reduzido em cerca de 15%.
Manutenção simplificada: favorece o reaproveitamento de baterias em aplicações estacionárias.
O primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) com IBIS foi montado no Peugeot E-3008, baseado na plataforma STLA Medium. A iniciativa conta com apoio de parceiros como E2-CAD, Sherpa Engineering, CNRS, Université Paris-Saclay e Institut Lafayette.
A Fase 2 do projeto começou em junho de 2025, com apoio do programa France 2030. O foco está em testes em condições reais de condução, preparando o caminho para a possível integração do IBIS em veículos de produção da Stellantis até o fim da década.
Além do setor automotivo, a arquitetura do sistema tem potencial em áreas como ferrovias, aeroespacial, marítimo e data centers, ampliando as aplicações de energia limpa e escalável.