Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) realizou um teste com oito modelos de cadeirinha para o transporte de crianças no carro e constatou que algumas marcas ficaram muito longe da avaliação ideal, especialmente no desempenho em caso de impacto lateral.
De zero a 13 quilos, foram testadas as marcas Bébé Confort Streety.fix, Chicco KeyFit, Burigotto Touring Evolution, Cosco CC2001 e ABC Design Risus e de zero a 25 quilos, da Burigotto Matrix Evolution, Safety 1ST Recline e Galzerano Futura.
Nenhuma delas recebeu nota máxima nos testes de impacto lateral e frontal e todas apresentaram problemas nas instruções para a instalação.
O pior resultado foi da Galzerano Futura, que apresentou grande deslocamento da cabeça do boneco e grande carga no pescoço na avaliação de 15 a 25 quilos.
A base da cadeirinha ABC Design Risus se quebrou durante as avaliações e no teste de impacto lateral, a cabeça do boneco se chocou com a lateral da porta do carro.
De zero a 25 quilos, Burigotto Matrix Evolution e Safety 1ST Recline registraram desempenho ruim no teste de impacto frontal. A primeira apresentou grande deslocamento da cabeça nos testes do grupo 0+ e 1 e no fim da simulação a base estava quebrada e a cadeira rotacionada. A segunda, apresentou grande carga na região do pescoço para os grupos 1 e 2 e o apoio para cabeça se quebrou.
Já na categoria de impacto frontal, Burigotto Touring Evolution, Bébé Confort Streety.fix e Chicco KeyFit, foram considerados muito bons, enquanto ABC Design Risus foi avaliado como bom e o bebê-conforto da Cosco CC 2001 apenas aceitável (apresentou deslocamento da cabeça e aceleração do tórax do boneco e quebra de uma das passagens do cinto de segurança).
As cadeirinhas da Bébé Confort Streety.fix tiveram desempenho superior aos demais e foram classificadas como a escolha ideal.
Na faixa de zero a 25 quilos, Burigotto Matrix Evolution e Safety 1ST Recline receberam o conceito aceitável.
Mesmo com as falhas, a associação recomenda que crianças sejam, levadas em um sistema de retenção adequado ao seu peso: bebê-conforto, para recém-nascidos e crianças de até 13 quilos; poltronas reversíveis para crianças de até 25 quilos; e a poltrona para posicionamento do cinto do carro para crianças de até sete anos e meio, ou que meçam até 1,45 metro.
Até o momento não existe regulamentação que torne esse tipo de avaliação obrigatória.