WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Processo de criação da Ford é detalhado em evento de design

Processo de criação da Ford é detalhado em evento de design

Ford Design Feeling mostra ao público todos os estágios de criação dos carros globais da montadora

da redação
19 de setembro de 2016
 
O Ford Design Feeling é um evento promovido pela Ford para mostrar ao público todas as etapas envolvidas na criação e desenvolvimento de seus novos carros globais, desde o esboço até o produto final, além de explicar o funcionamento de técnicas avançadas de pesquisa usadas durante a concepção e execução dos projetos. A iniciativa, que ocorreu no último dia 15/09 em São Paulo, também propõe atividades interativas mostrando recursos inéditos no Brasil, como as vestimentas de simulação de gravidez, terceira idade, uso de drogas e embriaguez, usadas pelos seus especialistas para pesquisar todos os aspectos e condições de uso dos veículos. 
 
A história da montadora inclui diversos ícones do design automotivo, bem como Ka, New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport, Edge, Ranger e Mustang até o superesportivo GT. Assim como os próprios carros, o processo de criação e desenvolvimento nessa área também passa por uma constante evolução, em busca das metas de qualidade, eficiência, segurança e sustentabilidade. "No universo da criação, temos de levar em conta vários fatores que vão muito além da beleza das formas. Por isso, são feitas constantes pesquisas com diversos perfis de pessoas e diferentes formas de condução. O design de interior, por exemplo, deve considerar pessoas de diferentes tamanhos e condições físicas de modo a garantir a segurança, conforto e bem estar para todos e sempre tendo como foco o uso do produto no dia-a-dia do consumidor", fala Matheus Demetrescu, gerente de Experiência do Usuário da Ford.
 
Durante o estágio de pesquisa, que leva vários anos, diferentes perfis de consumidores são analisados.  Em um primeiro cenário, a equipe de Marketing Estratégico antecipa esses requisitos e identifica padrões de uso e, logo na sequência, passa a bola para as equipes de design e de experiência do usuário, que darão vida ao novo veículo. O objetivo da marca é criar carros para atender os desejos e necessidades de todo o seu público. Retratada no espaço por meio de cartazes, em tamanho real, de personagens fictícios, esta primeira fase do desenvolvimento tem como objetivo suprir a premissa de todo novo produto.
 
“O Centro de Design da Ford América do Sul, instalado em Camaçari, na Bahia, comanda diversos projetos globais, como o EcoSport e o Ka. Ele conta com profissionais que utilizam o estado da arte da tecnologia, incluindo avançadas ferramentas de design, aliado à criatividade, para o desenvolvimento de veículos”, diz Fabio Sandrin, gerente de Design.
 
No segundo ambiente do Ford Design Feeling,  chamado de Inspirações, designers apresentaram as tendências de onde extraem ideias para as novas criações. “São peças de arte, arquitetura, tecnologia, comportamento vestuário e acessórios. É um mundo de informações que absorvemos e a partir das quais damos vazão à criatividade”, afirma Adília Afonso, supervisora de Design da Ford América do Sul.
 
A terceira estação é chamada de Criação. Ela expõe o processo de geração das ideias por meio de croquis, rabiscos e uma impressora 3D, que imprime pequenas peças desenhadas em computador. Os primeiros esboços do que será o novo produto foram apresentados, incluindo o processo de modelagem de um protótipo em argila, feita por um designer. Para os participantes o espaço ofereceu também uma experiência interativa, de criação do acabamento do banco de um automóvel. “É uma forma de mostrar a infinidade de opções que existem, tanto de materiais como de estilos e padrões, na escolha de tecidos, cores e recortes para a concepção desse item. É um grande exercício de criatividade”, explica Adília.
 
A Experiência do Usuário é a última etapa do evento. Nela, a Ford apresentou pela primeira vez no Brasil os trajes desenvolvidos em seus centros de pesquisas na Europa e nos Estados Unidos que simulam os efeitos da gravidez, da terceira idade, da embriaguez e de drogas para expor as dificuldades e limitações de mobilidade destes motoristas. A criação destas roupas permite que os designers e engenheiros da Ford realizem testes e entendam as necessidades das gestantes e pessoas idosas, gerando conhecimento para aumentar o conforto e a segurança dos veículos desde a concepção do seu projeto. Além disso, os trajes que simulam os efeitos do álcool e drogas no motorista conscientizam quem está ao volante, para que se atentem aos riscos que estes efeitos podem causar. Como exemplo prático de aplicação desses conceitos e tecnologias, o evento expôs os novos modelos do Focus, Edge e Ranger. Um boneco tecnológico utilizado pela SAE Brasil, chamado “Oscar”, ilustra os testes de ergonomia e acomodação realizados durante o desenvolvimento dos carros.
 
 
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?