Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Por que às vezes é necessário trocar uma peça ao invés de repará-la?

Por que às vezes é necessário trocar uma peça ao invés de repará-la?

Por que não reparar, se o conserto sai mais barato?

Da Redação
04 de junho de 2015

Por que algumas vezes, ao invés de reparar uma peça, os funileiros a substituem?

Essa é uma pergunta bastante feita pelos proprietários de automóveis, pois se sabe que o reparo é mais barato que a substituição.

Isso acontece porque alguns componentes que tem sua estruturada afetada em uma colisão precisam ser substituídos, para evitar que em uma nova colisão eles apresentam comportamento desregular.

Alguns desses itens possuem pontos fusíveis, também conhecidos como regiões de deformação programada, e essas regiões, quando afetadas, não são passíveis de reparação justamente pelo fato de serem programadas para se deformar. Se reparadas, gerariam uma rigidez em uma nova colisão, não cumprindo com sua função.

A deformação programa existe para que, em caso de colisão, os itens danificados não causem risco à vida dos ocupantes do veículo. Um exemplo é o capô, que no caso de uma colisão as regiões de deformação programada se dobram e evitam o efeito-guilhotina; ou seja, evitam que ele seja projetado contra os ocupantes do veículo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?