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Por que algumas vezes, ao invés de reparar uma peça, os funileiros a substituem?
Essa é uma pergunta bastante feita pelos proprietários de automóveis, pois se sabe que o reparo é mais barato que a substituição.
Isso acontece porque alguns componentes que tem sua estruturada afetada em uma colisão precisam ser substituídos, para evitar que em uma nova colisão eles apresentam comportamento desregular.
Alguns desses itens possuem pontos fusíveis, também conhecidos como regiões de deformação programada, e essas regiões, quando afetadas, não são passíveis de reparação justamente pelo fato de serem programadas para se deformar. Se reparadas, gerariam uma rigidez em uma nova colisão, não cumprindo com sua função.
A deformação programa existe para que, em caso de colisão, os itens danificados não causem risco à vida dos ocupantes do veículo. Um exemplo é o capô, que no caso de uma colisão as regiões de deformação programada se dobram e evitam o efeito-guilhotina; ou seja, evitam que ele seja projetado contra os ocupantes do veículo.