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A Peugeot acaba de anunciar a chegada do motor que, segundo a empresa, será o mais econômico do país. Ele é um 1.2 de três cilindros, com 90 cavalos e 12,9 kgfm de torque. Dados divulgados pela montadora mostram que em testes do Inmetro, o consumo com gasolina será de 15,1 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. Com etanol, os números são de 10,9 km/l em ciclo urbano e 11,7 km/l em ciclo rodoviário. Estes dados são da edição de 2016 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, ainda não divulgado pelo Inmetro. O propulsor irá equipar o novo 208, que será lançado na próxima semana. Em uma comparação com os motores não híbridos mais eficientes de 2015, o modelo fica na frente. O Renault Clio sem ar-condicionado, por exemplo, tem consumo de 14,3 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Quanto o tanque recebe etanol, os números são de 9,5 km/l e 10,7 km/l. O campeão em consumo entre os veículos com ar-condicionado, Volkswagen Up TSI também seria batido pelo novo 208. O subcompacto tem consumo de 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, com gasolina e 9,6 km/l em ciclo urbano e 11,1 km/l em rodoviário, com etanol. O novo motor econômico da Peugeot se chamará PureTech, e será produzido na fábrica da marca em Porto Real (RJ) em breve. No primeiro momento, ele chega importado da França. O novo motor 1.2 foi apresentado junto com o início da produção do 208 reestilizado no país. Os investimentos em Porto Real foram de R$ 200 milhões, de acordo com a marca. Na Europa, a família PureTech tem variações de cilindrada, com 1.0 aspirado de 68 cv, 1.2 aspirado de 82 cv e 1.2 turbo, de 110 cv ou 130 cv. Em todos, os motores são de três cilindros.