Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Peças ecológicas são pouco usadas em carros

Peças ecológicas são pouco usadas em carros

Fibra de coco, soja e até cânhamo são alguns dos materiais transformados em acabamento de automóveis

Da Redação
24 de março de 2015

A busca pela sustentabilidade é algo notável na indústria automotiva nos últimos anos. A procura por novas matérias-primas é perceptível em novos protótipos e carros conceito, porém muitas destas ideias não chegam ao mercado final.

Uma das novas tendências no segmento é a substituição dos derivados de petróleo - como plásticos e borrachas - na produção de peças, por materiais como celulose, fibras de sisal ou coco, cânhamo, soja, folhas de bananeira, madeira, bagaço de cana-de-açúcar e jornal, entre outros.

No Salão de Londres, em 2008, a Lotus já apresentava o Eco Elise, versão ecologicamente correta do Elise S. Várias peças eram feitas de cânhamo a forração dos bancos, capota, spoiler e revestimentos das portas. Com isso o carro ficou 32 kg mais leve em relação ao modelo tradicional.

Dois anos após, em 2010, a Fiat apresentou o Uno Ecology. O conceito repleto de materiais alternativos, reutilizáveis e não poluentes tinha estofamento dos bancos feito de fibra de coco e látex, enquanto garrafas PET recicladas foram usadas no tecido de bancos e tapetes. Segundo a marca, o carro seria uma fonte de pesquisa para aplicar esse tipo de matéria-prima em futuros modelos.

Estes são alguns exemplos de projetos que ficaram na fase de protótipo, sem data para implementação. Mas algumas montadoras já utilizam matérias-primas naturais no desenvolvimento de seus modelos. A Ford, por exemplo, usa PET reciclado, palha de trigo e fibra de sisal em carpetes, forros e caixas de rodas de seus carros e caminhões.

Hoje em dia o BMW i3 é um dos modelos mais ecológicos em produção. A marca alemã afirma que 95% dos materiais utilizados no veículo podem ser reciclados. Painéis de porta e console central são feitos com plástico e alumínio sustentáveis e a madeira do acabamento da versão de topo é retirada de eucaliptos de reflorestamento.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas