Notícias
Vídeos

Organização alemã demonstra a vulnerabilidade do sistema keyless


Ladrões conseguem roubar sinal da chave, entrar no carro e dar a partida

Por: Da redação - 22 de março de 2016

Testes realizados pela organização alemã ADAC, mostram que ladrões conseguem burlar facilmente o sistema keyless e entrar no carro, com um dispositivo eletrônico simples. 24 veículos de 19 fabricantes diferentes foram testados.

A tecnologia permite que motoristas entrem e deem a partida no carro apenas com a presença da chave, identificada por sensores.

De acordo com a ADAC, ladrões utilizam a tática de seguir o proprietário, ativar um dispositivo que aumenta o alcance do sinal da chave e utilizá-lo para entrar no carro e furtá-lo.

Em 2014, uma média de 17 carros foram furtados desta maneira por dia em Londres (um total de mais de 6.000 unidades ao longo do ano).

Um estudo realizado em 2015 ainda demonstrou que 26 fabricantes possuíam modelos com dispositivos vulneráveis a hackers, incluindo Audi, BMW, Citroën, Ford, Honda, Hyundai, Kia, Lexus, Range Rover, Renault, Mini, Mitsubishi, Nissan, Subaru, Toyota e Volkswagen.

É de opinião da ADAC que as montadoras devem encontrando alternativas para lidar com esse problema e melhorar os dispositivos de acesso dos modelos. "É dever de todas as fabricantes de automóveis se livrarem deste problema. Não faz sentido que este sistema de bloqueio mais caro seja a maneira mais fácil de entrar (no carro) do que uma chave comum".