Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A Ford anunciou neste mês os novos avanços que fez nas tecnologias de “wearables”, veículos autônomos e processo de impressão 3D de peças.
“Wearables”
Na categoria dos dispositivos de vestir que se conectam com seus carros, o aplicativo MyFord Mobile, que já está disponível para smartphones, ganhará um extensão para smartwatches, como o Android Wear. A função do app é permitir que o motorista cheque a autonomia e carga da bateria de um veículo híbrido ou elétrico com facilidade. Ah, e o melhor, ele ajuda os esquecidos a lembrar onde o carro ficou estacionado.
Veículos autônomos
Agrande novidade na área dos veículos autônomos foi a transposição de projeto para programa de engenharia avançada! Para isso, Randy Visintainer foi nomeado diretor de desenvolvimento de veículos autônomos e a empresa montou um time global para explorar a área.
"Nos próximos cinco anos, vamos expandir as tecnologias de assistência ao motorista em toda a nossa linha de produtos para ajudar a tornar as nossas ruas mais seguras e avançar na direção automatizada", diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. "Ao mesmo tempo, estamos trabalhando para proporcionar uma experiência excepcional ao cliente em todos os momentos de compra e posse de um veículo Ford."
Esta já é a segunda das três fases necessárias para o processo chegar ao mercado!
Assistência de pré-colisão com detecção de pedestres
A nova tecnologia da Ford chega aos EUA no ano que vem, como parte do plano da Ford para disponibilizá-la mundialmente até 2019. Os recursos incluem uma direção totalmente automatizada, com o aprimoramento de sensores, algoritmos e atuadores dos veículos
Nova tecnologia de impressão 3D
Com certeza a notícia mais surpreendente, a colaboração da Ford com empresas do Vale do Silício e “start ups” promete encontrar uma maneira mais fácil de produzir algumas peças para seus veículos a partir da impressão em 3D. Uma destas empresas é a Carbon3D, desenvolvedora da tecnologia "Continuous Liquid Interface Production", ou CLIP, que possibilita a produção de peças com propriedades mecânicas a partir de resinas de cura UV.
Além de muito mais rápida que os processos atuais de fabricação, a Carbon3D usa resinas que amortecem vibração e suportam cargas e temperaturas altas e a Ford já teve a oportunidade de utilizá-las na produção de isoladores do Focus Electric e partes do para-choque da Transit Connect.
"Nossa capacidade de inovar depende da rapidez com que conseguimos passar da ideia à produção", diz Raj Nair. "Essa tecnologia nos permite criar peças especiais para protótipos de veículos - e talvez até peças de produção - mais rápido que nunca, para que possamos entregar veículos novos para os clientes ainda mais rápido."