Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Novo Etios adotará motor feito no Brasil

Novo Etios adotará motor feito no Brasil

Mais competitivos, hatch e sedã da Toyota terão também câmbio automático e painel digital

da redação
20 de abril de 2016

Depois de ficar para trás nas vendas junto às concorrentes Onix, HB20, Ka e Prisma, a Toyota lança uma novidade para tentar renovar seus ânimos no mercado: a versão 2017 do Etios.
O que a japonesa pretende é tornar o modelo mais competitivo. Para começar, os motores 1.3 e 1.5, que antes eram importados, estão sendo produzidos no Brasil, na fábrica de Porto Feliz (SP).  Algumas otimizações vieram por conta da nacionalização: reforços no bloco, adoção de um sistema de partida a frio sem tanquinho de gasolina e susbstituição do sistema de acionamento das válvulas (antes, direto e por tuchos mecânicos e agora por balancins roletados e tuchos hidráulicos). As mudanças fizeram com que o motor 1.3 saltasse de 90/84 cv para 98/88 cv e a do 1.5 de 96/92 cv para 107/102 cv. Mesmo sendo um dos pontos fortes do carro, o câmbio evoluiu, e agora o manual tem seis marchas, no lugar do anterior, com cinco. Além disso o modelo agora conta com transmissão automática (com quatro marchas), disponível para todas as versões, por R$ 3.500. No acabamento, há alguns detalhes que diferenciam da versão anterior. No assoalho, a fabricante afirma que existem mantas com maior poder de barrar o som que invade a cabine. O carro também está com vidros de portas mais espessos, e no espaço traseiro, há apoio de cabeça e cinto de três pontos na posição central e sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantis nas laterais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Durabilidade e Performance do Kit de Distribuição no Motor!
Pitstop
Pitstop
Cuidados essenciais com a bomba de combustível
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025