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  5. Nissan lança carro com 'piloto automático' limitado

Nissan lança carro com 'piloto automático' limitado

A função é semelhante a oferecida pela Tesla, mas não dispensa o motorista

da redação
14 de julho de 2016

Nesta semana a Nissan apresentou uma novidade: o sistema "ProPilot", um piloto automático limitado, permite que o carro ande sozinho sob certos limites. Ele é semelhante ao "AutoPilot", da Tesla, que se envolveu no primeiro acidente fatal da história com esse tipo de tecnologia, em maio passado, nos Estados Unidos. O ocorrido levantou diversos questionamentos quanto ao uso da direção autônoma. Em comunicado, a Nissan afirmou que o objetivo do sistema é ajudar motoristas, mas não substituí-los. O "ProPilot', assim como o programa da Tesla, permite que o carro ande sozinho em pistas simples (ele não muda de faixa) e se adapte a situações de congestionamento, acelerando ou reduzindo a velocidade conforme o carro da frente.  Além disso, ele tem frenagem automática. Este tipo de recurso já é oferecido por outras montadoras, mas, basicamente, estão restritos a carros de luxo. Já o primeiro carro da Nissan a ter o programa será a minivan Serena, que será lançada no Japão no mês que vem, com valor de US$ 29 mil (cerca de R$ 95 mil na cotação desta quarta). A montadora disse que também deverá incluir em breve o "ProPilot" no SUV Qashqai, e que o sistema será oferecido nos Estados Unidos e na China, além do Japão. A montadora não comentou o acidente fatal envolvendo a Tesla, mas o vice-presidente executivo, Hideyuki Sakamoto, afirmou que é importante que os condutores não superestimem o objetivo e a capacidade das funções de direção autônoma."Essas funções são para dar suporte aos motoristas, e não são para que o carro dirija sozinho", explicou o executivo. Para que tudo funcione, é necessário que o motorista mantenha as mãos no volante, para demonstrar que poderá reassumir o controle do carro a qualquer momento. Um alerta aparece se ele tirar as mãos por até 4 segundos. Depois de 10 segundos, soa um alarme. "Naturalmente, esse sistema tem limitações, e é nosso trabalho comunicar quais são elas", disse Tetsuya Iijima, diretor do departamento de tecnologia avançada da montadora.

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