Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. NGK orienta sobre a manutenção preventiva

NGK orienta sobre a manutenção preventiva

A fabricante recomenda check-up do sistema de ignição para evitar graves problemas

Da Redação
06 de dezembro de 2019

Verificar os principais componentes do automóvel é fundamental para garantir segurança e evitar danos futuros. Vale ressaltar que o trânsito intenso também pode prejudicar o veículo, já que algumas peças como as velas de ignição, sofrem desgastes independente da quilometragem rodada.

De acordo com a NGK, empresa especialista em sistema de ignição, isso acontece porque, embora o carro esteja parado no congestionamento, o motor continua funcionando em condições que não são adequadas, como baixa rotação e baixa temperatura na câmara de combustão.

Em grandes cidades como São Paulo, onde o congestionamento é bastante frequente, as peças sofrem desgaste ainda maior.

Hiromori Mori, consultor técnico da NGK do Brasil, explica: “Muitas vezes, o motorista se baseia apenas na quilometragem para realizar as revisões, o que não é correto. No trânsito intenso, a quilometragem não é alterada, mas os componentes continuam trabalhando sob condições severas”.

É preciso estar atento ao manual do proprietário, pois ele traz instruções indicadas pelo fabricante em relação a troca das velas de ignição. “Para os veículos que encaram congestionamento, é ideal antecipar pela metade a manutenção preventiva. Por exemplo, quando o manual indicar 20.000 quilômetros para a inspeção das velas, você deve consultar um especialista aos 10.000 quilômetros”, completa Mori.

O desgaste pode passar despercebido, pois “quando há algum tipo de falha, significa que o problema já persiste há algum tempo. Além disso, é muito importante fazer a inspeção de outros componentes do sistema de ignição, como as bobinas e cabos de ignição”, enfatiza o consultor da NGK.

Além de garantir tranquilidade e manter o veículo em perfeito funcionamento, essa ação preventiva contribui, até mesmo, com o meio ambiente, já que o funcionamento correto do conjunto mecânico assegura os adequados níveis de poluição, conforme as normas estabelecidas pelos governos. As velas desgastadas podem causar problemas como dificuldade ao dar a partida, consumo excessivo de combustível e falhas durante retomadas de velocidade.

Manter as inspeções do veículo em dia é um benefício não só para o meio ambiente, mas também para o bolso do consumidor. Já que, quanto mais esses reparos demoram a ser realizados, mais o carro passa a consumir combustível, acarretando em elevação do custo da manutenção.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas