No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (5), os moradores de Mogi das Cruzes (SP) e os funcionários da NGK tiveram uma alternativa prática e moderna para descarte de resíduos. A maior fabricante de velas de ignição do mundo lançou o projeto NGK Sustentável. O destaque foi a implantação dos chamados ECOpontos, incialmente um dentro da fábrica e outro em frente, na portaria da NGK, desenvolvidos para receber resíduos de difícil destinação e que, quando descartados incorretamente, prejudicam o meio ambiente.
“É o caso do óleo de cozinha, pilhas e baterias, aparelhos celulares e materiais de escrita usados, como lápis, grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, destaca texto, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco”, informou a empresa em nota.
Segundo a empresa, a iniciativa coincide com a comemoração da Semana do Meio Ambiente e buscará ampliar a conscientização socioambiental, além de incentivar a conservação de recursos naturais e eliminar postos irregulares de despejos de resíduos.
O grande diferencial da ação ECOponto é o estímulo ao voluntariado. “Com exceção das pilhas e baterias, os demais resíduos coletados serão vendidos e os recursos obtidos serão convertidos em produtos de limpeza e higiene pessoal para serem doados a instituições filantrópicas (sem fins lucrativos) de Mogi das Cruzes”, explica o responsável pela Divisão de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Nivaldo Yano.
Para atender a demanda desta primeira fase do projeto, duas unidades permanentes do ECOponto serão instaladas: uma na portaria da fábrica da NGK, no bairro Cocuera, em Mogi das Cruzes, que deverá atender a comunidade local, e outra na área interna da empresa para atender aos colaboradores. A NGK estuda a possibilidade de estender o número de pontos de coleta em locais como escolas e outras comunidades da região.
Outras ações
A NGK é certificada pela ISO 14001, norma ambiental que estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Isso revela toda a preocupação que a empresa mantém com a preservação de recursos naturais e com o meio ambiente.
Entre algumas ações destacamos a redução no consumo de energia elétrica e a reutilização de água a partir de estações de tratamento de efluente, que possibilitam o reuso em processos produtivos. Além disso, a NGK trabalha no aumento da reciclagem de resíduos que são destinados a aterros industriais, desenvolvendo prestadores de serviços ambientais cada vez mais capacitados, e na gestão de produtos químicos com a redução de elementos perigosos em seus processos produtivos.
A empresa ressaltou que investe também em equipamentos para redução e reaproveitamento de líquidos residuais, reciclagem de banhos galvânicos, captação e utilização da água de chuva, e na modernização de equipamentos com motores elétricos de alta eficiência e auditorias constantes em prestadores de serviços ambientais.
“O maior orgulho da NGK está nos próprios produtos que fabrica. O uso correto das velas e cabos de ignição, assim como dos sensores de oxigênio, é essencial para o controle de emissões de poluentes dos veículos, e contribui de forma ainda mais abrangente com a proteção do meio ambiente. Paralelamente, realizamos um trabalho constante de conscientização do consumidor sobre a necessidade de manutenção”, reforçou a fabricante, em comunicado enviado ao Jornal Oficina Brasil.