Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. NGK alerta para manutenção do carro com a chegada do inverno

NGK alerta para manutenção do carro com a chegada do inverno

Os motorista deve redobrar os cuidados diante da inversão térmica, fenômeno climático que agrava as doenças respiratórias

Da Redação
24 de junho de 2022

Com a chegada do inverno, as grandes cidades registram a inversão térmica, fenômeno climático que aumenta a concentração de poluentes e, por consequência, agrava as doenças respiratórias. Nesta estação, a NGK alerta aos motoristas a importância de manter em dia a revisão do veículo. 

Segundo Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, o condutor deve redobrar a atenção com o carro para além do consumo de combustível, que figura entre os principais motivos para as avaliações em oficina, e ressalta: “O motorista precisa se preocupar com o controle dos níveis de emissões, que também está associado ao consumo de combustível, a fim de proteger o meio ambiente e a saúde”.

Nessa tarefa, um componente fundamental é a sonda lambda, também conhecida como sensor de oxigênio, cuja função é manter a mistura de ar-combustível em proporção correta para assegurar a eficiência do catalisador, contribuindo para a redução dos níveis de emissões de poluentes. “Trata-se de uma peça que trabalha em condições bastante difíceis dentro do tubo de escapamento, sendo exposta a altas temperaturas e gases provenientes da combustão do motor”, explica Mori.

De acordo com o consultor de Assistência Técnica da NGK, a sonda lambda possui uma vida útil elevada – a depender das condições de trabalho pode ultrapassar os 90 mil quilômetros rodados, porém o uso de combustível de baixa qualidade pode danificar o componente. “Portanto, recomenda-se que o motorista leve o carro a uma oficina de confiança para verificar o funcionamento do sensor de oxigênio uma vez por ano ou a cada 30 mil quilômetros”, orienta.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas