Até a próxima sexta-feira (25 de setembro) é comemorada a Semana Nacional do Trânsito e o Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), que reúne as entidades do setor de reposição automotiva alerta para a falta de manutenção de veículos e as consequências no trânsito. “Mais do que provocar longos congestionamentos, uma vez que um veículo parado em via de grande circulação pode ocasionar mais de 3 quilômetros de congestionamento, carros, motos, caminhões e ônibus sem manutenção em dia podem provocar acidentes”, afirma Elias Mufarej, coordenador do GMA e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição.
Segundo o coordenador, a falta de fiscalização de itens de segurança torna impossível saber se os mais de 41 milhões de veículos que rodam pelo País (de acordo com levantamento da frota circulante do Sindipeças), estão em boas condições. “A inspeção técnica veicular é uma medida importante para a segurança no trânsito. Implantada em mais de 50 países, conseguiu reduzir os índices de acidentes. Por aqui, o projeto de lei sobre o assunto está parado no Congresso Nacional há mais de uma década. Enquanto isso, nos deparamos todos os dias com notícias de acidentes que provocam mortes. O Brasil, infelizmente, possui um alto índice de acidentes de trânsito. Boa parte poderia ser evitada se os veículos estivessem com a manutenção em dia”, explica.
Em pesquisas realizadas com motoristas, foi possível notar que quanto maior o tempo de uso, menos manutenção é feita. “Isso é preocupante porque as peças e componentes do veículo sofrem desgaste natural com o uso e precisam ser avaliadas e trocadas, se necessário”, revela.
Como não existe legislação específica para a fiscalização rigorosa dos itens de segurança dos veículos, cabe ao motorista se conscientizar da importância da manutenção preventiva, seguindo as recomendações do manual do fabricante. “Veículos com peças relacionadas ao sistema de freio, suspensão e pneus que apresentam desgastes estão mais sujeitos a acidentes, pois se for necessário acioná-los, não terão a eficiência necessária”, comenta Mujaref.
Para auxiliar o motorista nestas tarefas, o GMA criou os programas Carro 100% / Caminhão 100% e Moto 100%, que realizam mutirões de manutenção, e o Carro 100% Check Up, que possibilita a checagem de vários itens em poucos minutos, além de avisos quando chega o momento de fazer a revisão de determinado item. “Se todos colaborarem será possível ter um trânsito mais seguro”, finaliza Mufarej.