Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Nakata destaca procedimentos para troca dos amortecedores

Nakata destaca procedimentos para troca dos amortecedores

Escovar os amortecedores, verificar se o coxim tem posição de montagem, fazer o aperto final dos pontos de fixação da bandeja da suspensão com os pneus apoiadas no chão, são algumas dicas para o mecânico na hora da manutenção

Da Redação
28 de julho de 2021

O sistema de suspensão do veículo é composto por diversos componentes, entre eles amortecedores, molas, braço oscilante ou bandeja de suspensão, barra estabilizadora, pivô de suspensão, coxim  e batentes dos amortecedores. 

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, ressalta: “Os itens do sistema de suspensão requerem alguns cuidados na hora da manutenção. Os amortecedores, um dos principais componentes do sistema de suspensão, já que é responsável por absorver grande parte dos impactos, juntamente com as molas, devem ser escovados antes da instalação, pois só assim alcançarão a eficiência máxima”.

O gerente explica que, em seguida, devem ficar na posição vertical até a montagem para não comprometer o escoramento, técnica que consiste em movimentar a haste em todo o seu curso por cinco vezes ou até notar que o deslocamento está uniforme. “Isto faz com que elimine a presença de ar no tubo interno”, afirma Jair.

Outra dica é travar a haste do amortecedor para dar o torque da porca com a chave correta. “jamais use o alicate de pressão, pois seguramente vai danificar o amortecedor”, enfatiza Silva, acrescentando que ferramentas adequadas também devem ser utilizadas ao efetuar a troca dos pivôs e terminais. Os kits dos amortecedores, coxim, batente e coifa também devem ser substituídos. Importante verificar se o coxim tem posição de montagem para não correr o risco de montá-lo na posição errada.

Silva ainda faz mais algumas recomendações: fazer o aperto final dos pontos de fixação  da bandeja ou braço com o pneu apoiado  no chão para evitar a deformação ou ruptura da bucha. A porca da junta homocinética deve ser apertada com taquímetro,  nunca use cano prolongador para fazer esse aperto, e sempre alinhar o veículo depois de realizar um reparo nos sistemas de suspensão e ou direção.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas