Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Nakata destaca os problemas que danificam o cubo de roda

Nakata destaca os problemas que danificam o cubo de roda

Um dos componentes de segurança do veículo, cubo de roda deve estar em boas condições ao trafegar com o veículo, já que, caso quebre, a roda pode até cair, provocando graves acidentes

Da Redação
01 de junho de 2021

Por ser item de segurança do veículo, o motorista deve ficar atento a algumas situações que podem comprometer o cubo de roda, como pancadas no meio fio, trafegar sobre buracos, carga excessiva e até atravessar ruas alagadas. 

Jair Silva, gerente de qualidade e Serviços da Nakata, afirma: “É preciso ter atenção aos sinais do cubo de roda danificado, como ronco grave proveniente das rodas em movimento ou vibração no volante”.

Segundo Silva, tanto o ruído como a vibração tendem a ser progressivos com o aumento da velocidade. Mas, ele alerta: “É necessário tomar cuidado para não confundir um problema de empenho do cubo de roda com o desbalanceamento da roda”, revela, demonstrando a importância do cubo de roda.

A recomendação é, ao sentir qualquer um destes indícios, procurar um reparador de confiança, pois rodar com o cubo de roda danificado pode ocasionar acidentes. “Há risco de travamento do rolamento, pode quebrar e cair na roda", adverte Silva.

Responsável pela rolagem das rodas e base para fixação de outros componentes importantes, como os discos, tambores de freio, junta homocinética e as próprias rodas, o cubo  também é item fundamental para uma condução segura. Além disso, muitas vezes, trabalha de forma sincronizada com as juntas homocinéticas, ou seja, ajuda a transmitir o torque do motor para as rodas. Jair, ressalta: “Existem três gerações de cubos de roda, a geração um conta com flange mais simples e é aplicada em rodas tracionadas; já a geração dois vem com o rolamento acoplado e é aplicada em rodas não tracionadas, e a geração três é mais elaborada, pode ser aplicada tanto nas tracionadas ou não, e abriga também, quando necessário, a roda fônica do ABS e sensor, fazendo a ligação da manga de eixo com a roda. Além de abrigar o rolamento e o disco de freio, abriga a roda”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?