Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Nakata auxilia na instalação correta da caixa de direção

Nakata auxilia na instalação correta da caixa de direção


A empresa dá dicas para a instalação geral, salientando depois as especificidades de outros modelos

da redação
02 de maio de 2016

A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva, dá dicas de como fazer a instalação correta da caixa de direção em algumas etapas. O departamento de serviço e qualidade da marca faz algumas recomendações:

- Antes de começar a instalação é necessário centralizar a caixa de direção junto à caixa. Na bancada movimente a cremalheira de um extremo a outro,contando o número de voltas do pinhão. Há uma ferramenta apropriada que é acoplada a ele. Utilize-a tomando cuidado para não danificar as estrias.

- Caso o pinhão gire de um extremo a outro dando quatro voltas, retorne duas voltas para que a cremalheira fique centralizada.

- Ao instalar os terminais de direção tome cuidado para que a centralização não seja alterada. Finalize observando o correto posicionamento da vedação no painel corta fogo e providencie o alinhamento de direção e suspensão usando o equipamento apropriado.

- Durante os primeiros dias de uso da nova caixa é comum sentir a direção um pouco pesada devido ao ajuste de fábrica. Com o tempo, ela volta a se estabilizar.

É importante lembrar que sistemas de direção e suspensão trabalham juntos, e desgastes e folgas excessivas em amortecedores, braços oscilantes, barras estabilizadoras, buchas, pivôs, coxins, rolamentos e pneus gastos, descalibrados ou desalinhados influenciam na dirigibilidade do veículo. Para evitar diagnósticos incorretos do reparador, é preciso que todos esses componentes sejam inspecionados antes da troca da caixa de direção ser feita.

Especificidades:

Nos veículos Fiesta / KA, é normal esse componente apresentar desgaste e o barulho pode ser confundido com a caixa de direção, ou ainda apresentar travamento tornando a direção muito dura, por isso é necessário verificar a cruzeta da coluna de direção.

No Corsa, é ideal observar a bucha e rolamento inferior e rolamento superior da coluna, cruzeta e coluna retrátil.

No VW, fique atento às buchas da coluna.

Verifique também a bucha da braçadeira de fixação da caixa nos veículos Uno, Corsa, Escort, Chevette.

 
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Raízen Lubrificantes investe em campanha multiplataforma, focada no público caminhoneiro para aumentar a lembrança de marca de Shell Rimula
Pitstop
Pitstop
Correios recebem para teste o primeiro BYD Dolphin Mini Cargo
Pitstop
Pitstop
Bateria MOTORCRAFT®: a energia essencial para a manutenção e a partida confiável do seu veículo