Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Nakata auxilia na instalação correta da caixa de direção

Nakata auxilia na instalação correta da caixa de direção

A empresa dá dicas para a instalação geral, salientando depois as especificidades de outros modelos

da redação
02 de maio de 2016

A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva, dá dicas de como fazer a instalação correta da caixa de direção em algumas etapas. O departamento de serviço e qualidade da marca faz algumas recomendações:

- Antes de começar a instalação é necessário centralizar a caixa de direção junto à caixa. Na bancada movimente a cremalheira de um extremo a outro,contando o número de voltas do pinhão. Há uma ferramenta apropriada que é acoplada a ele. Utilize-a tomando cuidado para não danificar as estrias.

- Caso o pinhão gire de um extremo a outro dando quatro voltas, retorne duas voltas para que a cremalheira fique centralizada.

- Ao instalar os terminais de direção tome cuidado para que a centralização não seja alterada. Finalize observando o correto posicionamento da vedação no painel corta fogo e providencie o alinhamento de direção e suspensão usando o equipamento apropriado.

- Durante os primeiros dias de uso da nova caixa é comum sentir a direção um pouco pesada devido ao ajuste de fábrica. Com o tempo, ela volta a se estabilizar.

É importante lembrar que sistemas de direção e suspensão trabalham juntos, e desgastes e folgas excessivas em amortecedores, braços oscilantes, barras estabilizadoras, buchas, pivôs, coxins, rolamentos e pneus gastos, descalibrados ou desalinhados influenciam na dirigibilidade do veículo. Para evitar diagnósticos incorretos do reparador, é preciso que todos esses componentes sejam inspecionados antes da troca da caixa de direção ser feita.

Especificidades:

Nos veículos Fiesta / KA, é normal esse componente apresentar desgaste e o barulho pode ser confundido com a caixa de direção, ou ainda apresentar travamento tornando a direção muito dura, por isso é necessário verificar a cruzeta da coluna de direção.

No Corsa, é ideal observar a bucha e rolamento inferior e rolamento superior da coluna, cruzeta e coluna retrátil.

No VW, fique atento às buchas da coluna.

Verifique também a bucha da braçadeira de fixação da caixa nos veículos Uno, Corsa, Escort, Chevette.

 
Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
GPS Gueparts fortalece sua presença no mercado de reposição automotiva e anuncia nova gerência de Vendas e Marketing
Pitstop
Pitstop
Toyota GAZOO Racing confirma novo GR Yaris com 300cv, baseado em Pentacampeão Mundial de Rali, para o Brasil