Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Nakata alerta quais os itens que devem ser avaliados no sistema de direção

Nakata alerta quais os itens que devem ser avaliados no sistema de direção

Componentes do sistema de direção precisam estar em condições adequadas e a revisão precisa ser minuciosa, verificando sempre rasgos, desgaste ou desnível do fluido

Da Redação
13 de março de 2020

Responsável por transmitir o movimento e força do volante até as rodas e pneus, o sistema de direção é composto por diversos componentes: coluna, barra, terminal axial, terminal de direção e caixa de direção. Item de segurança do veículo, todo o sistema precisa estar sempre em perfeitas condições para que não ocorram acidentes.

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, afirma: “É preciso efetuar revisão detalhada para avaliar se os componentes do sistema de direção estão em condições adequadas com relação a folgas, rasgos, desgaste ou desnível do fluido”.

Protagonista no sistema de direção, a caixa de direção conta com três tecnologias: hidráulica, elétrica e mecânica. “Para avaliar a caixa hidráulica, é preciso examinar as condições e o nível do fluido, além de folgas e se existem vazamentos”, explica o gerente de qualidade. A caixa mecânica dispensa o uso de fluidos para a transferência de energia e, por conta disso, acaba tendo um funcionamento mais simples. “O diagnóstico exige  análise do estado dos terminais e da caixa em si, dando atenção especial às coifas e buchas”, ressalta Jair.

A caixa com assistência elétrica, além dos itens já mencionados, requer cuidados com a parte elétrica do conjunto.

Em baixa nos modelos de veículos atuais  à barra de direção, que tem como função conectar a caixa de direção à manga de eixo, deve ser feita inspeção com relação a folga e estado das coifas protetoras, verificando se há rasgos  bem como observe o estado do alojamento do pino esférico, eliminando novas fontes de desgaste futuro”, ressalta.

No terminal axial, que interliga tanto a caixa de direção como a do terminal de direção à manga de eixo, deve ser avaliada a estrutura da coifa que protege as juntas do componente. “A substituição dessa peça exige atenção ao terminal de direção, já que ambas trabalham em conjunto”.

Outro componente que depende da integridade da coifa é o terminal de direção, que conecta o terminal axial com a manga de eixo, permitindo o deslocamento pendular e rotação das peças no conjunto. “A coifa necessita estar intacta para evitar a contaminação da pista de trabalho”, afirma Silva.

Quer saber mais? Baixe gratuitamente o E-book “Tudo que você precisa saber sobre manutenção da suspensão e direção do veículo” http://bit.ly/ebooksuspensao

Esta e outras dicas de manutenção podem ser acessadas no blog da Nakata.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025
Pitstop
Pitstop
Fiat Fiorino completa 45 anos: uma trajetória de liderança, inovação e versatilidade no Brasil
Pitstop
Pitstop
Importância e Processo de Fabricação de Cabeçote de Motores