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Problemas como perda de potência, falhas no motor e solavancos podem ser sintomas de uma variedade de questões automotivas. Entre elas, destaca-se o bloqueio da válvula EGR, conforme observado pela Motorservice, divisão do Grupo Rheinmetall especializada no aftermarket automotivo e responsável pela distribuição das marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF.
Corpos estranhos provenientes do catalisador podem ser aspirados nos tubos da recirculação dos gases de escape devido a propulsão na seção do escapamento ou por vácuo na seção de admissão dos motores a gasolina, bloqueando, assim, a válvula EGR em estado aberto, fazendo com que os gases de escape recirculem permanentemente.
Códigos de falha surgem na unidade de comando, como P1444 – sensor de posição válvula EGR – funcionamento defeituoso/erro de faixa ou P16786 – vazão EGR em grande quantidade.
A recomendação é observar se há danos no catalisador com auxílio de endoscópio, através da abertura do sensor do controle à frente do catalisador e substitua a válvula EGR. A empresa alerta também que, frequentemente, o erro pode ser atribuído, equivocadamente, ao sensor da massa de ar.
No canal do YouTube da empresa (@motorservicegroup), na playlist Brasil, estão disponíveis vários vídeos com dicas técnicas do programa PapoTech. Siga também o Instagram (@motorservice_brasil) e fique por dentro de todas as novidades.