Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Montadoras não conseguem atender a reposição e consumidores sofrem com o desabastecimento

Montadoras não conseguem atender a reposição e consumidores sofrem com o desabastecimento

Fiat, Ford e Volkswagen deixam em segundo plano a reparação, o que é lamentável para os brasileiros

Da Redação
11 de novembro de 2014

O desabastecimento de peças na reposição já se tornou um problema real no mercado automobilístico brasileiro. Mesmo que algumas montadoras neguem, muitos consumidores acabam tendo de esperar grandes períodos com o carro na oficina, causando diversos prejuízos.

“O problema decorre da falta de respeito das montadoras pelos consumidores. O que acontece é que os fornecedores dessas empresas priorizam a fabricação de carros e não o mercado de reposição”, diz Roberto Monteiro, diretor executivo da ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças.

Monteiro destaca que a Fiat, Ford e Volkswagen deixam em segundo plano a reparação, o que é lamentável para os brasileiros. “Essas empresas sufocam os fornecedores e, com isso, eles perdem força para atender a reposição. Precisam se estruturar para a produção das montadoras e as peças que restam não dão conta de suprir a necessidade do mercado”, explica.

A falta de uma política adequada no pós-venda é outro problema enfrentado pelos consumidores. “Toda a equipe está direcionada para a linha de montagem das montadoras, assim como todo o aparato tecnológico. Não há plano  para atender o mercado de reposição e, muito menos, interesse”, ressalta Monteiro.

Apesar da crise, as montadoras continuam tentando impedir a atuação das empresas independentes com o objetivo de acabar com as alternativas no momento de repor a peça avariada do veículo, inviabilizando a produção e comercialização das similares.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025
Pitstop
Pitstop
Fiat Fiorino completa 45 anos: uma trajetória de liderança, inovação e versatilidade no Brasil
Pitstop
Pitstop
Importância e Processo de Fabricação de Cabeçote de Motores