Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Monroe dá dicas de checagem do veículo antes de viajar

Monroe dá dicas de checagem do veículo antes de viajar

Componentes danificados ou desgastados podem interferir na distância de frenagem e no controle do veículo, causando acidentes

Da redação
28 de junho de 2019

A Monroe alerta para a verificação do sistema de suspensão, que influencia não só no conforto como na segurança dos ocupantes. Os amortecedores devem ser revisados periodicamente, seguindo a orientação da montadora descrita no manual do veículo. “A Monroe recomenda verificar os amortecedores, aproximadamente, a cada 10 mil quilômetros. Também é preciso revisar o sistema quando o motorista notar problemas de dirigibilidade, ruído, solavanco, balanço excessivo ou falta de contato dos pneus com o solo. Ao perceber qualquer um desses sinais, será necessária a substituição imediata das peças. Rodar com os componentes desgastados podem causar acidentes graves, colocando todos em risco”, destaca Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da DRiV.

A substituição das peças é indicada, de forma preventiva, para veículos que atingirem aproximadamente 40 mil quilômetros rodados, ou que apresentarem problemas no componente. Além de realizar a troca dos amortecedores, recomenda-se também a substituição do coxim, batente e coifa. A manutenção preventiva custa menos que a corretiva, gerando uma economia de até 30%, além de garantir a segurança.

Se os amortecedores estiverem danificados ou desgastados, podem comprometer a capacidade de frenagem do carro, de modo a exigir até 2,5 metros a mais de distância para frear a uma velocidade de 80 km/h. Se a pista estiver molhada, o risco de acidente aumenta, uma vez que o veículo pode aquaplanar, gerando perda de controle em curvas e pistas mal pavimentadas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?