Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Mitsubishi Outlander tem alarme desativado por hackers por meio do wi-fi

Mitsubishi Outlander tem alarme desativado por hackers por meio do wi-fi

A ação foi feita para demonstrar a vulnerabilidade do carro, e montadora já busca soluções para o problema

da redação
10 de junho de 2016

Hackers conseguiram desativar remotamente o alarme de um Mitsubishi Outlander no Reino Unido. A ação foi feita explorando brechas na segurança do wi-fi do carro. A falha foi informada pelo especialista em segurança à montadora no início do mês. A fabricante recomendou que os usuários desliguem o wi-fi quando não estiverem no carro, enquanto o caso é investigado. A experiência foi divulgada em um vídeo disponibilizado na internet, usando a versão PHEV, híbrida (com motor elétrico combinado com outro a combustão), do SUV.

Tudo começou quando o especialista Ken Munro percebeu que havia uma rede wi-fi estranha em seu smartphone. Ele descobriu que se tratava do wi-fi do Outlander de um amigo, que por meio de um app, podia controlar algumas funções do veículo de forma remota. Munro começou a explorar o programa e percebeu que era vulnerável. Para investigar mais a fundo, ele comprou um SUV e passou a investigar como o aplicativo se comunica com o carro. Em seu site, o especialista descreveu como era fácil invadir o wi-fi. Ele e seus colegas na Pen Test Partners mostram como hackearam sistema de alarme, farol e bateria. A equipe alterou configurações e ligou o ar-condicionado, esgotando a bateria. Depois disso, Munro descobriu que era possível até desligar o alarme à distância:

"Então, entramos no carro, com o mínimo de movimentação e o trancamos. Depois eu agitei os meus braços e ficou claro que o alarme não estava funcionando", descreveu o hacker. "Eu pude, então, destravar o carro pela maçaneta, sem que o alarme fosse acionado. (...) A Mitsubishi tem sido atenciosa conosco. Eles estão levando esse caso muito a sério", elogiou. "A Mitsubishi precisa refazer completamente o sistema de conexão do cliente com o wi-fi. Usar um módulo GSM com servidor web seria o melhor método a longo prazo, como no BMW Connected Drive (sistema de conectividade da marca alemã)", recomendou o especialista. Outros carros, como o Jeep Cherokee, o Tesla Model S e o Nissan Leaf tiveram sua vulnerabilidade demonstrada por hackers. O caso do Cherokee foi um dos mais chamativos porque os especialistas conseguiram controlar a aceleração do veículo à distância. O caso levou a Fiat Chrysler, dona da Jeep, a convocar um recall do sistema UConnect, em versões que possuem wi-fi, no ano passado.
Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas