Notícias
Vídeos

Michelin dá dicas de cuidados básicos dos pneus para um trânsito mais seguro


De 18 a 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional do Trânsito, que tem como objetivo incentivar motoristas, pedestres e ciclistas a refletirem sobre suas atitudes nas ruas e rodovias

Por: Da redação - 16 de setembro de 2015

De 18 a 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional do Trânsito, que tem como objetivo incentivar motoristas, pedestres e ciclistas a refletirem sobre suas atitudes nas ruas e rodovias. Com o tema “Seja você a mudança no trânsito” em mente, a Michelin resolveu dar dicas de cuidados básicos dos pneus para os motoristas de transporte de passageiros e carga, com intuito de evitar o seu desgaste prematuro e proporcionar mais segurança a todos.

Alinhamento

“O alinhamento dos eixos de caminhões e ônibus deve ser realizado a cada 15 mil km, ou quando o desgaste irregular for identificado”, alerta Marcelo Silva, Responsável de Marketing Produto Brasil de pneus de Caminhão e Ônibus da Michelin. Segundo ele, isso proporciona redução do custo de manutenção, menor consumo de combustível, e maior segurança. 

Balanceamento

A verificação do balanceamento deve ser feita sempre que houver substituição de pneus, câmaras e elementos do conjunto, ou quando for efetuado conserto nos pneus ou nas câmaras. “Todo conjunto rodante instalado no veículo está sujeito a desequilíbrios que influenciam o desgaste normal do pneu e do conforto, além de reduzir a vida útil dos rolamentos, dos amortecedores e elementos da suspensão e direção do veículo. Os inconvenientes dos desequilíbrios são corrigidos através da operação de balanceamento dos conjuntos rodantes”, aconselha Marcelo Silva.

Manutenção das rodas

“As rodas podem apresentar oxidação por vários motivos. Entre eles, a idade avançada, que é um desgaste natural provocado pelo longo período de utilização, a corrosão por umidade ou produtos químicos e a degradação do esmalte de proteção por ferramentas inadequadas”, enfatiza Marcelo Silva. Para evitar a oxidação e danos futuros ou perdas prematuras do pneu, ele indica não montar pneus molhados ou com umidade interna, não montar câmaras e protetores com umidade, drenar o compressor de ar frequentemente, utilizar pasta de montagem com composto vegetal para lubrificar pneus, no lugar do composto líquido, manusear rodas de aço com ferramentas e procedimentos adequados, usar filtros no sistema de ar e nitrogênio para inflar e calibrar os pneus.