Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Manutenção do amortecedor em dia é fundamental para garantir segurança do veículo

Manutenção do amortecedor em dia é fundamental para garantir segurança do veículo

O Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, remete a relevantes questões como a importância da manutenção preventiva e corretiva dos veículos para a segurança no trânsito

Da Redação
17 de julho de 2014

Os amortecedores, parte integrante do sistema de suspensão, são essenciais para assegurar a dirigibilidade do veículo, por isso, é necessário que os motoristas mantenham a manutenção em dia. Perda de estabilidade em curva e balanço excessivo do veículo podem indicar hora da troca dos componentes. 

O Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, remete a relevantes questões como a importância da manutenção preventiva e corretiva dos veículos para a segurança no trânsito. Um dos componentes mais importantes na harmonização dos quesitos conforto e segurança dos veículos, o amortecedor merece especial atenção na hora da reparação. Os amortecedores sofrem constantemente com o movimento de sobe e desce durante os trajetos realizados com o veículo e, com o passar do tempo, esses componentes, que pertencem ao conjunto de peças que compõe a suspensão, apresentam fadiga e desgaste. “Em caso de necessidade de substituição de amortecedores é preciso que os motoristas tenham muito cuidado. Amortecedor recondicionado não é recomendado por ser considerado um risco à segurança do trânsito”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. 

 Segundo Silva, grande parte das peças, denominadas recondicionadas, apenas recebe uma nova pintura ou troca de óleo e vão para as prateleiras. Ele explica que para trocar o óleo, fura-se o tubo para esgotar o fluido original. Ao efetuar este processo, cavacos podem ser derrubados dentro do amortecedor, provocando, assim, maior atrito e desgaste entre as peças internas. Além disso, o óleo colocado também não suporta a temperatura de trabalho dos amortecedores.

 Indícios de desgaste - O amortecedor é indispensável para garantir conforto, desempenho e estabilidade do carro, por isso, segundo Silva, é preciso ficar atento com as condições de uso desse componente. A peça também é responsável por reduzir o espaço de frenagem do veículo. 

 “Os motoristas devem prestar atenção aos movimentos do veículo. Dificuldade para fazer curvas e balanço excessivo podem ser sinais de que os amortecedores não estão em boas condições”, alerta. 

 A recomendação é manter a manutenção em dia. “Quando ocorrer algum sinal de mau funcionamento deve ser feita uma revisão, e, se for o caso, substituir a peça, pois um amortecedor danificado, além de trazer desconforto aos ocupantes e maior desgaste de pneus, é risco para graves acidentes”, conclui.

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas