Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Manutenção correta dos freios garante segurança do veículo e evita problemas indesejados

Manutenção correta dos freios garante segurança do veículo e evita problemas indesejados

Cuidar das pastilhas, discos e fluidos ajuda a manter sistema seguro e sem aquele chiado e ruído indesejados para motorista e passageiros

Da Redação
20 de agosto de 2025

A manutenção dos freios é prioritária na segurança veicular. Em um carro, o sistema de frenagem é o principal mecanismo ativo responsável por desacelerar e parar o veículo. Manter os freios em ordem é essencial para prevenir acidentes. 

O sistema de freios é composto por várias partes que trabalham em conjunto, como as pastilhas, os discos e o fluido. Cada um desses componentes tem um papel específico e um desgaste natural ao longo do tempo. As pastilhas, por exemplo, são feitas de material de atrito que se desgasta gradualmente a cada frenagem. 

Esse desgaste, em larga escala, faz com que o atrito seja direto entre o metal da pastilha e o disco, o que pode danificar seriamente o disco, comprometendo a eficiência da frenagem e gerando custos de reparo muito maiores. Um disco de freio danificado ou muito desgastado aumenta a distância de parada do veículo, tornando-se um perigo iminente em emergências.

“A manutenção preventiva é a melhor forma de garantir o bom funcionamento do sistema de freios. É recomendável fazer uma inspeção visual a cada revisão ou, sempre que notar algum sintoma de falha, como barulhos estranhos, chiados, rangidos, vibrações no pedal ou no volante, ou a sensação de que o carro está demorando mais para parar. Os ruídos geralmente indicam que as pastilhas estão desgastadas e podem estar raspando no disco”, explica Bianca Santos, Engenheira de aplicação da Henkel para o mercado de reparo e manutenção de veicular.

A Loctite® conta com um portfólio completo para o sistema de freios. Por exemplo, para complementar a manutenção, o mecânico pode usar o LOCTITE® SF 6905, que atua como um silenciador e evita um desgaste desigual das pastilhas ao longo do tempo. Resistente a altas temperaturas, a solução deve ser aplicada na parte traseira da pastilha.

A verificação e a substituição periódica das pastilhas e outros itens do freio são ações simples e importantes, para garantir que o veículo responda de forma eficaz em qualquer situação, além de garantir a segurança. Não há uma quilometragem definida para a troca, e o correto é sempre fazer o acompanhamento durante as revisões periódicas.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas