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  5. Magneti Marelli aponta os cuidados para evitar falhas de partida em dias frios

Magneti Marelli aponta os cuidados para evitar falhas de partida em dias frios

O outono e o inverno são marcados por dias frios. Nestas estações, é comum que os veículos apresentem dificuldade na partida devido às baixas temperaturas e, de acordo com a marca Magneti Marelli, isso ocorre, em geral, por causa de problemas não diagnosticados a até mesmo por conta do desgaste em componentes importantes

Da Redação
14 de junho de 2022

A marca Magneti Marelli comercializa no aftermarket componentes para partidas eficazes nos dias frios como velas aquecedoras, bomba de partida a frio e solenóides, que devem ser priorizados nas revisões periódicas, especialmente nesta época do ano. Entenda o funcionamento de cada um deles:

Velas aquecedoras

As velas aquecedoras são utilizadas em veículos movidos a diesel e atuam no pré e no pós-aquecimento da câmara de combustão para evitar falhas na partida e na fase fria. Esse componente garante que o ar admitido seja aquecido a uma temperatura de até 900°C, proporcionando as condições ideais para que se inicie a combustão. Quanto mais rápido a câmara de combustão é aquecida, menor será o tempo de partida do motor.

Com o motor em funcionamento, as velas se mantêm acionadas por um determinado período para evitar eventuais falhas enquanto o propulsor não atinge a temperatura ideal de operação. Assim, com a função de proporcionar partidas mais rápidas e temperaturas mais adequadas na câmara de combustão durante a fase fria do motor, as velas aquecedoras contribuem para uma maior da vida útil da bateria e do motor de partida, além da redução do nível de emissão de poluentes e do consumo de combustível.

Bomba de partida a frio

Os veículos movidos a Etanol ou FlexFuel são dotados de um sistema de partida a frio e, nos modelos mais novos, esse sistema promove o aquecimento da galeria de combustível, que o distribui para os bicos injetores. Para os demais modelos, utiliza-se um reservatório adicional de gasolina.

A bomba de partida a frio é posicionada nesse reservatório, sendo responsável pelo bombeamento da gasolina para o sistema de alimentação, facilitando, assim, que o motor entre em funcionamento, principalmente nos dias mais frios, já que esse tipo de combustível é mais volátil do que o etanol. O componente está presente em veículos movidos a etanol e em todos os modelos Flex que possuem tanque adicional de gasolina. 

Solenoide de partida a frio

Nos sistemas que utilizam reservatório adicional de gasolina, além do reservatório e eletrobomba existem também mangueiras e solenóide, responsáveis, respectivamente, por permitir a passagem e a injeção de gasolina no momento da partida a frio em veículos movidos a etanol e nos Flexfuel.

Ao ligar o carro, a UCE (Unidade de Comando Eletrônico) faz a leitura de todos os sensores, entre eles o sensor de temperatura do fluido de arrefecimento do motor, que informa se existe a necessidade de acionar o sistema de partida a frio. Em muitos casos, é possível ouvir o ruído característico do funcionamento do sistema, tanto na partida como em acelerações durante a fase fria.

Segundo a Magneti Marelli, na maioria dos veículos o sistema de partida a frio é acionado por meio de um relé quando a temperatura do fluido do sistema de arrefecimento está abaixo de 16°C. A eletrobomba se encarrega de manter o sistema pressurizado e a válvula solenóide se encarrega de controlar o fluxo de combustível que será injetado.

Dicas importantes para o funcionamento do sistema

De acordo com Magneti Marelli, é importante que o reservatório adicional seja abastecido com gasolina aditivada. Isso porque a quantidade de combustível injetado na partida a frio é muito pequena e, se o sistema é acionado poucas vezes, a gasolina comum pode perder suas características se ficar muito tempo “parada” no reservatório. Já a gasolina aditivada mantém suas propriedades por mais tempo.

Além disso, é preciso ficar atento para o abastecimento desse sistema. A ausência do combustível no reservatório provoca o ressecamento das borrachas de vedação, ocasionando vazamentos.

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