Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Componente essencial para o bom funcionamento dos motores a combustão, a bobina de ignição transforma a alimentação que recebe da bateria em alta tensão, que é conduzida até as velas de ignição por meio dos cabos de ignição ou pela própria bobina com o propósito de produzir a centelha no interior da câmara de combustão e promover a queima da mistura ar/combustível na câmara de combustão, responsável pelo funcionamento dos motores ciclo otto.
As bobinas de ignição são utilizadas nos automóveis há anos e vem acompanhando a evolução dos motores no sentido de otimizar o seu funcionamento, proporcionando maior rendimento e desempenho. A grande maioria dos motores modernos utilizam um modelo de bobina de ignição conhecido como “caneta” e, além de gerar a tensão, passou a desempenhar o papel de fazê-la chegar até as velas, dispensando a utilização dos cabos de ignição. Isso faz com que o componente ganhe protagonismo maior, requerendo maior atenção do reparador na hora da revisão.
Confira os códigos de bobina de ignição lançados e suas aplicações:
Como o sistema de ignição desempenha um papel ativo no funcionamento do motor, devemos prestar atenção aos sinais que podem indicar que ele está com problemas, como perda de potência, dificuldade na hora de acionar o motor do veículo e aumento do consumo de combustível. Para evitar surpresas inesperadas como o apagão do motor, gastos indesejáveis e até mesmo danos mais graves, é recomendado realizar revisões periódicas de modo a prevenir transtornos e avarias no sistema.
Para mais informações sobre os produtos Cofap e Magneti Marelli acesse: www.mmcofap.com.br.