Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Latin NCAP terá avaliações mais rigorosas a partir de 2016 

Latin NCAP terá avaliações mais rigorosas a partir de 2016 

O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) anunciou um novo protocolo mais rigoroso para testes de segurança veicular

Da redação
28 de agosto de 2015

O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) anunciou um novo protocolo mais rigoroso para testes de segurança veicular, que será adotado a partir de 1º de janeiro. 

Os requisitos para que um modelo ganhe a nota máxima nos testes são a presença do controle eletrônico de estabilidade (ESP) e a superação de três testes de colisão, cada um focado em uma área do veículo.

Proteção infantil:

O teste abrangerá o impacto “overlap” (frontal, com 40% da largura do carro atingindo o obstáculo), a 64 km/h, e o impacto lateral, onde o modelo será atingido por uma estrutura que simula um carro de verdade, movimentando-se a 50 km/h. Serão avaliados também o sistema de transporte infantil (fixação de cadeirinhas) e o nível de equipamentos de segurança para passageiros (como airbags e alerta de afivelamento de cintos de segurança).

Proteção de adultos:

Aqui também entram os testes de impacto overlap e, mas com a a presença de um teste de poste, com impacto lateral a 30 km/h, que empurrará o veículo avaliado contra um obstáculo de 2,54 metros de comprimento.

Assim, a partir de 2016, para que um carro recebe avaliação cinco estrelas, será necessário que ele obtenha ao menos 27 dos 32 pontos possíveis nos testes, controle eletrônico de estabilidade e aprovação no teste de poste. As tecnologias mais avançadas, como sistema de proteção a pedestre e frenagem automática de emergência, serão pontuadas à parte. 

Com a mudança, o patamar de segurança da região latino-americana estará bem próximo ao da Europa, sendo provável a obrigatoriedade da adoção do controle de estabilidade para todos os carros 0km no Brasil a partir de 2018.

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas