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O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) anunciou um novo protocolo mais rigoroso para testes de segurança veicular, que será adotado a partir de 1º de janeiro.
Os requisitos para que um modelo ganhe a nota máxima nos testes são a presença do controle eletrônico de estabilidade (ESP) e a superação de três testes de colisão, cada um focado em uma área do veículo.
Proteção infantil:
O teste abrangerá o impacto “overlap” (frontal, com 40% da largura do carro atingindo o obstáculo), a 64 km/h, e o impacto lateral, onde o modelo será atingido por uma estrutura que simula um carro de verdade, movimentando-se a 50 km/h. Serão avaliados também o sistema de transporte infantil (fixação de cadeirinhas) e o nível de equipamentos de segurança para passageiros (como airbags e alerta de afivelamento de cintos de segurança).
Proteção de adultos:
Aqui também entram os testes de impacto overlap e, mas com a a presença de um teste de poste, com impacto lateral a 30 km/h, que empurrará o veículo avaliado contra um obstáculo de 2,54 metros de comprimento.
Assim, a partir de 2016, para que um carro recebe avaliação cinco estrelas, será necessário que ele obtenha ao menos 27 dos 32 pontos possíveis nos testes, controle eletrônico de estabilidade e aprovação no teste de poste. As tecnologias mais avançadas, como sistema de proteção a pedestre e frenagem automática de emergência, serão pontuadas à parte.
Com a mudança, o patamar de segurança da região latino-americana estará bem próximo ao da Europa, sendo provável a obrigatoriedade da adoção do controle de estabilidade para todos os carros 0km no Brasil a partir de 2018.