Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Kit do amortecedor é fundamental para o bom desempenho da suspensão!

Kit do amortecedor é fundamental para o bom desempenho da suspensão!


Deterioração do polímero do batente, da coifa de proteção e ruído indicam necessidade de troca do kit de amortecedor

Da Redação
21 de setembro de 2022

O sistema de suspensão é composto por diversos componentes, entre eles, amortecedor, mola, pivô de suspensão, braço oscilante ou bandeja, barra estabilizadora e kit do amortecedor – coxim, rolamento, coifa e batente formam um kit, sendo  fundamental para a segurança e conforto do veículo ajudando a absorver os ruídos e imperfeições do solo.

Jeferson Credidio, Gerente de Engenharia e Qualidade da Nakata, alerta sobre o desgaste natural do batente com o uso do veículo: “O coxim fixa o amortecedor no monobloco do veículo, enquanto que o rolamento auxilia o movimento giratório das rodas, a coifa protege a haste do amortecedor das impurezas e o batente, composto por espuma polimérica, atua como segunda mola para minimizar as batidas de fim de curso  e diminuir os impactos sofridos pelo carro”.

O mau desempenho do sistema de suspensão pode indicar que chegou o momento de substituir o batente do amortecedor. “Barulho ou impactos ao trafegar por lombadas ou buracos podem ser sinais de comprometimento do batente”, adverte Jeferson.

A deterioração do polímero do batente pode alojar substâncias abrasivas na haste do amortecedor, chegando a danificar o selo de vedação da peça.

O vazamento de fluido do amortecedor inclusive pode estar ligado a problemas no batente ou na coifa de proteção.

Segundo Credídio é fundamental fazer inspeções periódicas em todos os componentes do sistema de suspensão, esse cuidado vai preservar e prolongar a vida útil de todos os componentes, evitando paradas e gastos inesperados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Uso indevido do MEI pode gerar multas e impedir crescimento das oficinas mecânicas
Pitstop
Pitstop
O Volks Festival está de volta! O evento, que reúne experiências e condições especiais para os modelos da marca, abre as portas na nova temporada em São Paulo
Pitstop
Pitstop
BMW Série 3 celebra marco de 45 mil unidades produzidas no Brasil com nova cor: Arctic Race Blue