Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Itens que devem ser checados na revisão do sistema de suspensão!

Itens que devem ser checados na revisão do sistema de suspensão!

Amortecedores, molas, coxins, pivôs e buchas são alguns dos componentes que devem ser avaliados na hora da revisão

Da Redação
27 de julho de 2022

Composto por diversas peças, o sistema de suspensão, quando comprometido, pode levar à perda de estabilidade e conforto do veículo. Por isso, é importante mantê-lo em boas condições para ter uma viagem tranquila e segura e evitar acidentes. Pensando nisso, a Nakata pontua alguns itens que devem ser verificados no sistema de suspensão na hora da manutenção.

Além da perda de dirigibilidade e conforto, os amortecedores, protagonistas da suspensão, podem acelerar o desgaste de outras peças do sistema, como por exemplo os pneus.

Vazamentos de fluido, ruídos ao passar por buracos, balanço em excesso nas frenagens e arrancadas e perda de estabilidade em curvas podem indicar sinais de comprometimento dos amortecedores.

Para ajudar a absorver os impactos sofridos pela suspensão, há as molas. Ferrugem, trincas, batidas entre elos, desnível ou arriamento da carroceria apontam problemas nestas peças, comprometendo o comportamento do veículo. É recomendável fazer inspeção a cada 10 mil km rodados ou de acordo com o plano de revisão da montadora do veículo.

Vibrações e ruídos sentidos na carroceria podem indicar danos no coxim do amortecedor, bucha de bandeja ou barra estabilizadora. Já um pivô quebrado pode desmontar a suspensão. Por isso, é importante avaliar suas condições e observar se não está com folga excessiva além do estado da coifa de proteção.

Bieletas com folga ou dano nas coifas devem ser substituídas, pois são fonte geradoras de ruído no automóvel.

Qualquer componente do sistema de suspensão que apresenta folga, além do inconveniente do ruído, vai ocasionar alteração nas condições da geometria da direção, comprometendo a dirigibilidade além do desgaste prematuro dos pneus.

A recomendação é, após 40 mil km, fazer revisão para verificar as condições dos componentes da suspensão uma vez ao ano e, se necessário, substituir as peças que apresentam desgaste por produtos de qualidade e de marcas tradicionais do mercado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?