Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Itens que devem checados na revisão do sistema de suspensão do caminhão

Itens que devem checados na revisão do sistema de suspensão do caminhão

Barras de reação e direção, amortecedores, tirantes e terminais estão entre os itens que devem ser verificados na hora da manutenção já que, quando comprometidos, podem provocar ruído e até perda de dirigibilidade

Da Redação
09 de março de 2022

Vias esburacadas prejudicam os sistemas de suspensão e direção e ocasionam diversas avarias nos caminhões.  “Podem provocar problemas no alinhamento, barra de direção e reação inclusive desgaste prematuro dos pneus, bem como danificar amortecedores”, comenta Jair Silva, consultor técnico da Nakata. Itens de suspensão, como amortecedores e barras de reação, são fundamentais para garantir não só a segurança no trânsito, a dirigibilidade do veículo, mas também assegurar conforto ao motorista e ocupantes.

“A barra de direção é responsável por transmitir os movimentos da caixa de direção para as rodas. Portanto, merece atenção especial na hora da manutenção. Quando danificada, o veículo poderá ficar desgovernado”, alerta. Segundo o consultor, é importante analisar a estrutura da barra que não pode apresentar empeno ou deformação na ligação com os terminais pois componentes comprometidos podem se romper ou quebrar devido a movimentos bruscos, consequência da má conservação das estradas.

Com relação ao terminal de direção, Silva ressalta a importância de observar o estado da coifa. “O guarda pó, a coifa de proteção, pode rasgar ou mesmo se deteriorar pelo tempo de uso e facilitar a entrada de impurezas,  contaminando, assim, a graxa lubrificante. Abrasivos desgastam o pino esférico do terminal podendo até ter sacramento, perda de dirigibilidade e, consequentemente, gerar graves acidentes”, afirma.

Os tirantes e os pinos das barras de reação, quando desgastados não apresentam risco de perda de dirigibilidade mas vão provocar ruído e consequente incômodo ao motorista.

Outro item que deve ser verificado periodicamente são os amortecedores, eles são de fundamental importância para o equilíbrio e estabilidade do veículo, seja ônibus ou caminhão. Com o estado das ruas e estradas brasileiras o trabalho dos amortecedores é intensificado e consequentemente o desgaste natural acelerado, por isso um profissional habilitado deve avaliar o estado das peças.

Outro problema que pode ser verificado em caminhões é a falta de alinhamento, com isso pode ocorrer uma aceleração no desgaste dos pneus e comprometimento da estabilidade.

Todos os itens mencionados devem ser inspecionados seguindo o plano de manutenção do fabricante do veículo ou quando o motorista notar alguma mudança no comportamento do veículo.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas