Mais do que itens de segurança, engate e protetor de cárter, são essenciais no quesito proteção, mas você sabe como instalar estes itens? O ideal é procurar alguém que conheça os equipamentos, ou seguir as orientações do manual de instrução pois os equipamentos devem ser instalados de acordo com as normas e regras do Inmetro para não oferecer riscos aos usuários e terceiros. Por este motivo, a Cequent Performance Products, Inc, maior fabricante de produtos de reposição de reboques e carretas do setor, ressalta a importância da escolha por acessórios homologados e certificados, como é o caso dos mais de 500 modelos de engate disponibilizados pelas marcas Engetran e DHF. A instalação dos dois acessórios leva aproximadamente uma hora e geralmente segue os seguintes passos:
Engate
IMPORTANTE:
Não é obrigatório portar o manual de instalação de engate ao dirigir o veículo. No entanto, a etiqueta com todas as informações do produto não pode ser removida do mesmo.
A Cequent ressalta a importância de verificar as fixações dos parafusos a cada 1000km rodados, assim como a fixação da esfera.
Protetor de cárter
IMPORTANTE:
Em alguns modelos os pontos de fixação são mais distantes da chapa de aço e, nestes casos, as hastes possuem 1,5mm de espessura. Caso contrário, a espessura é de 1,2mm.
A engenharia do protetor permite que ele fique distante dos pontos móveis do motor. Sendo assim, em casos de trepidação, a peça não entra em contato com o motor.
O peso do protetor é extremamente baixo em relação ao do veículo. Enquanto um veículo de passeio peso de 1000 a 2000kg, o protetor de cárter não chega a 3kg.