Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Instalação de engate e protetor de cárter, sabe fazer?

Instalação de engate e protetor de cárter, sabe fazer?

Mais do que itens de segurança, engate e protetor de cárter, são essenciais no quesito proteção, mas você sabe como instalar estes itens?

Da Redação
05 de janeiro de 2015

Mais do que itens de segurança, engate e protetor de cárter, são essenciais no quesito proteção, mas você sabe como instalar estes itens? O ideal é procurar alguém que conheça os equipamentos, ou seguir as orientações do manual de instrução pois os equipamentos devem ser instalados de acordo com as normas e regras do Inmetro para não oferecer riscos aos usuários e terceiros. Por este motivo, a Cequent Performance Products, Inc, maior fabricante de produtos de reposição de reboques e carretas do setor, ressalta a importância da escolha por acessórios homologados e certificados, como é o caso dos mais de 500 modelos de engate disponibilizados pelas marcas Engetran e DHF. A instalação dos dois acessórios leva aproximadamente uma hora e geralmente segue os seguintes passos:

Engate

  1. Em alguns veículos é necessário abaixar o escapamento. Em outros é possível instalar sem abaixar a peça. A indicação se encontra no manual de instalação.
  2. Em seguida é preciso aplicar o kit de fixação, que pode ser composto por travas, parafusos, porcas e arruelas. Alguns veículos já possuem a rosca para o parafuso na própria longarina e outros precisam de furação para receber a trava.
  3. Posicionamento do engate.
  4. O engate então é fixado com os parafusos, responsáveis por manter o acessório preso à longarina.
  5. Os parafusos são apertados e então o escapamento volta ao seu lugar, quando necessário.

IMPORTANTE:
Não é obrigatório portar o manual de instalação de engate ao dirigir o veículo. No entanto, a etiqueta com todas as informações do produto não pode ser removida do mesmo.

A Cequent ressalta a importância de verificar as fixações dos parafusos a cada 1000km rodados, assim como a fixação da esfera.

Protetor de cárter

  1. Os protetores de cárter normalmente possuem 4 pontos de fixação, mas em alguns modelos eles são 3 ou mesmo 2.
  2. A instalação utiliza os pontos de fixação do próprio veículo, furos roscados ou apenas furações da estrutura.
  3. Para instalar a peça basta aplicar o kit de fixação, que pode ser composto por travas, parafusos, porcas e arruelas.

IMPORTANTE:
Em alguns modelos os pontos de fixação são mais distantes da chapa de aço e, nestes casos, as hastes possuem 1,5mm de espessura. Caso contrário, a espessura é de 1,2mm.

A engenharia do protetor permite que ele fique distante dos pontos móveis do motor. Sendo assim, em casos de trepidação, a peça não entra em contato com o motor.

O peso do protetor é extremamente baixo em relação ao do veículo. Enquanto um veículo de passeio peso de 1000 a 2000kg, o protetor de cárter não chega a 3kg.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Volkswagen Tera é o SUV mais vendido do Brasil em setembro de 2025
Pitstop
Pitstop
Fiat Fiorino completa 45 anos: uma trajetória de liderança, inovação e versatilidade no Brasil
Pitstop
Pitstop
Importância e Processo de Fabricação de Cabeçote de Motores