Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Honeywell desenvolve turbo para caminhões e ônibus sem utilização de titânio

Honeywell desenvolve turbo para caminhões e ônibus sem utilização de titânio

Linha disponível na reposição para veículos Mercedes-Benz, Volvo e Scania, conta com tecnologia Boreless e tem maior vida útil

Caique Silva
13 de setembro de 2017

A Honeywell Transportation Systems desenvolveu a tecnologia Boreless, que já está sendo aplicada em sua linha de turbos Garrett para caminhões e ônibus. A tecnologia resulta em melhor desempenho e maior vida útil, segundo a fabricante, sem a utilização de materiais caros como o titânio. Diferentemente dos rotores convencionais (onde há um furo que passa por toda a peça), essa tecnologia elimina o furo passante do eixo que fixa o rotor do compressor ao rotor de turbina e possibilita a utilização do alumínio fundido ou fresado, solução mais econômica que o titânio usado por outros fabricantes de turboalimentadores.

Atualmente, a tecnologia Boreless já é aplicada nos turboalimentadores Honeywell fornecidos para caminhões e ônibus das montadoras Scania e Volvo. A empresa também comercializa produtos com essa tecnologia para aplicações Mercedes-Benz na reposição, para os motores OM924LA e OM457LA.

No turbo Boreless, a região sujeita à maior força centrífuga (a de maior diâmetro do rotor), não possui o furo passante. Esse recurso reduz de maneira significativa as tensões no componente, aumentando sua resistência à fadiga e sua durabilidade, mesmo com a utilização de material mais comum e que proporciona custo mais acessível, como o alumínio.

Adicionalmente, devido à menor densidade do alumínio em relação ao titânio, reduz-se também a inércia do turbo. Isso proporciona acelerações e respostas mais rápidas, economia de combustível e menor emissão de poluentes. Outro ponto importante é que, devido a repostas mais rápidas do motor, a exigência no sistema de embreagem no momento da arrancada e das trocas de marcha é menor, prolongando sua vida.

Os turbos com tecnologia Boreless estão disponíveis tanto na linha original Garrett quanto na linha Reman Original Garrett, lançada pela empresa e composta por componentes remanufaturados, com garantia de fábrica idêntica à das peças novas e preço de custo inferior ao de um componente OKM.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?