Os air bags defeituosos da empresa japonesa Takata continuam a assombrar as fabricantes. Honda, Mazda e Nissan anunciaram nessa segunda-feira mais algumas convocações que, somadas, chegam a quase 3 milhões de veículos. O Brasil pode ser afetado pelo recall envolver o Civic e CR-V produzidos entre 2000 e 2002.
A culpa disso tudo está na Takata, que soltou um comunicado dizendo que alguns equipamentos defeituosos podem ter sido instalados sem que tenham percebido, por um problema de registro das entregas de peças. Com isso, temos mais um recall mundial, já que as bolsas foram produzidas nos Estados Unidos e enviadas ao mundo todo. Esses air bags tem um problema na peça responsável por inflar as bolsas e que pode não funcionar em caso de acidente.
Vamos aos números. A Honda tem 2,03 milhões de veículos para arrumar no mundo todo, metade deles nos Estados Unidos. Os carros, produzidos entre abril de 2000 e outubro de 2002, são o Civic, CR-V, Odyssey, Element, Stream e Fit. A marca chegou a convocar o Civic e o CR-V em março de 2013 por causa desse defeito.
A Nissan convoca 755 mil unidades do Infiniti FX35, Pathfinder, Cube, X-Trail e Teana/Altima. Já a Mazda faz o recall de 159.807 unidades do RX-8 e da primeira geração do sedã Mazda6.
Procurada pela reportagem de Car and Driver, a Honda declarou que irá avaliar o caso para descobrir se há a necessidade de convocar mais algum modelo no Brasil. A Nissan afirma que não há modelos no Brasil envolvidos no recall.
Fonte: Car and Driver