Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Google aposta em tecnologias autônomas e sem controles para carros

Google aposta em tecnologias autônomas e sem controles para carros

Aumento da segurança e mobilidade é o foco do projeto, diz o diretor Chris Urmson

Da redação
29 de fevereiro de 2016

Computadores podem ser considerados motoristas: agência de segurança no trânsito dos EUA (NHTSA) reconhece que no caso de carros autônomos, computadores podem dirigir. Pensando nisso o Google segue apostando em um veículo sem controles para o futuro. Chris Urmson, diretor técnico deste projeto falou em uma entrevista para a rádio norte-americana NPR, que um carro sem a necessidade de ser guiado por um motorista é uma aposta da empresa, e vê seus altos e baixos:

“Entendo que há alguns veículos que você não quer dirigir na maioria dos dias, então você o deixa levá-lo para o trabalho na manhã, por exemplo, mas nos finais de semana há a oportunidade de dirigir em estrada aberta, então seria bom poder conduzi-lo. Mas a ideia de uma pessoa tomar o controle do nada, em momentos que talvez não esteja prestando muita atenção ou tomou alguns drinques com o jantar, não é uma boa ideia”.

O governo da Califórnia ainda não tem uma posição firme quanto aos veículos autônomos: a ideia de circularem por aí sem motoristas habilitados causa certa insegurança é preciso cautela. Em dezembro do ano passado, o Estado determinou a exigência de um condutor habilitado dentro do veículo em todos os momentos. Urmson concorda que isso é importante na fase de testes, para observar o sistema e manter a segurança, mas quando a tecnologia for definitivamente para as ruas ele insiste na autonomia:

“O ponto é oferecer mobilidade às pessoas e aumentando os requerimentos para a pessoa que dirige quando elas estarão fazendo menos, não faz muito sentido para mim”.

Para o Google, ampliar a mobilidade das pessoas é um dos principais motivos da existência dos carros autônomos. A nova tecnologia permitiria, por exemplo, que idosos que não se sentem mais tão confortáveis em dirigir não tivessem problema em se locomover pela cidade em seus autônomos. O diretor técnico ainda ressalta a importância da tecnologia para a segurança no transito, ressaltando números significativos no país:

“Nos Estados Unidos, 33 mil pessoas morrem todos os anos em acidentes de trânsito… Há uma oportunidade tremenda de salvar vidas. 94% das colisões são por erro humano e a boa notícia é que podemos construir um software e hardware que consegue ver a rua e prestar atenção o tempo todo e que reage mais rápido, salvando pessoas”.

Este argumento já foi utilizado até pelo secretário de transportes dos EUA, Anthony Foxx, que estimou que as tecnologias de condução autônoma teriam salvado 25 mil mortes no país.

Em contraponto, uma pesquisa da Universidade de Michigan revelou que 90% dos americanos têm algumas preocupações em relação aos autônomos. Odiretor do projeto acredita que o sistema está aprendendo com o tempo e saberá que situações imprevisíveis acontecem e o melhor é diminuir a velocidade. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Comissão, bonificação ou premiação? Como manter funcionários engajados e aumentar o faturamento da oficina mecânica
Pitstop
Pitstop
Comando de válvulas desgastado? Veja os sinais, ferramentas e como substituir
Pitstop
Pitstop
Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?